Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atividade económica estabiliza e consumo privado volta a diminuir em maio

De acordo com o Banco de Portugal, a taxa de variação homóloga para a atividade económica foi de 7,1%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado diminuiu de 5,2% em abril para 4,6% em maio.

Os portugueses têm um recorde de 177,1 mil milhões de euros parados nos bancos. Rendiam uma média de 0,04% em abril, o que compara com uma inflação superior a 7% nesse mês.
Rafael Marchante/Reuters
23 de Junho de 2022 às 12:42
  • ...
O indicador coincidente para a atividade económica apresentou, em maio, uma taxa próxima da registada nos meses anteriores, enquanto o indicador coincidente para o consumo privado voltou a diminuir, informou esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Em maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi de 7,1%, em linha com últimos dois meses, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado diminuiu de 5,2% em abril para 4,6%.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 7%, enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 5,9% (no mesmo período de 2021, a taxa média de variação destes indicadores foi de 3,1% e 4,7%, respetivamente).

Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico, pelo que não refletem em cada momento a taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais.

Ressalvando que a incorporação de nova informação pode refletir-se mensalmente na revisão dos valores passados dos indicadores coincidentes, o BdP alerta para que, na atual conjuntura, pode haver revisões mensais nestes indicadores superiores às habituais.

Também esta quinta-feira, o BdP informou que, na semana terminada em 19 de junho, o indicador diário de atividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, aponta para uma variação homóloga similar à da semana anterior.

O DEI é um indicador lançado pelo BdP para identificar alterações abruptas na atividade económica, mas não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurossistema.
Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal economia negócios e finanças consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio