Notícia
Apreensão de notas contrafeitas caiu 17,6% no primeiro semestre em Portugal
Portugal contrariou a tendência da Zona Euro, onde a retirada de circulação de notas contrafeitas aumentou mais de 38% nos primeiros seis meses deste ano face ao mesmo período de 2014. Em Portugal saíram de circulação 103.039 euros.
A apreensão de notas contrafeitas em Portugal caiu nos primeiros seis meses deste ano, face ao mesmo período do ano passado, revela esta sexta-feira, 30 de Outubro, o boletim "Notas e Moedas" do Banco de Portugal.
No primeiro semestre deste ano foram retiradas de circulação 4.096 notas de euro contrafeitas, uma descida de 17,6% face às 4.818 apreendidas nos primeiros seis meses do ano passado. As notas apreendidas em Portugal representam 0,91% das notas contrafeitas detectadas na Zona Euro.
Na região da moeda única, pelo contrário, a retirada de circulação de notas contrafeitas aumentou 38,7%, em termos homólogos, no período entre Janeiro e Junho, para um total de 450.181 notas. Em Portugal, como na Zona Euro, a nota mais contrafeita foi a de 20 euros.
No que diz respeito às moedas, foram retiradas da circulação, em Portugal, um total de 1.735 moedas contrafeitas, o que representa uma redução de cerca de 30% em comparação com o semestre anterior.
A moeda de 2 euros, representando 73% do total das moedas apreendidas em circulação, permanece como a denominação mais contrafeita.
O volume de moedas contrafeitas retiradas da circulação em Portugal representa cerca de 2,2% do total apurado na Zona Euro.
Considerando o valor das moedas e notas apreendidas em Portugal, foram retirados de circulação um total de 103.039 euros, um decréscimo de 76,3% face aos 181.700 euros apreendidos nos primeiros seis meses do ano passado.