Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angola e Abu Dhabi assinam dois acordos de financiamento de 118,2 milhões

Nota do Ministério das Finanças de Angola indica que os acordos vão financiar projetos nas áreas das telecomunicações e tecnologias de informação e garantir o reforço e manutenção da iluminação pública em quatro cidades do país.

O novo projeto terá sido estimulado pelo próprio Presidente da República, João Lourenço.
Paulo Novais/Lusa
18 de Janeiro de 2023 às 15:51
  • ...
O Governo angolano e a Agência de Crédito à Exportação de Abu Dhabi (ADEX) assinaram esta quarta-feira, no país árabe, dois acordos de financiamento de 122,6 milhões de dólares (118,2 milhões de euros), anunciou o Ministério das Finanças angolano.

De acordo com uma nota do Ministério das Finanças, o primeiro acordo vai financiar o projeto para adquirir uma Plataforma Analítica, Centro de Dados principal, Centro de Dados de Backup e a Plataforma Nacional de Nuvem, no montante de 89 milhões de dólares (85,8 milhões de euros).

Este projeto vai servir de suporte à infraestrutura de telecomunicações e tecnologia de informação, enquanto parte integrante do sistema central, para a unificação dos serviços administrativos do Estado, cuja implementação vai permitir a melhoria da qualidade na informação inerente aos serviços prestados pelos diferentes departamentos ministeriais, no uso do correio eletrónico institucional e modernização da administração pública.

Relativamente ao segundo acordo, este visa o reforço e manutenção da iluminação pública de quatro cidades - Luanda, Malanje, Ndalatando e Uíje - no montante global de 33,6 milhões de dólares (32,4 milhões de euros).

No documento sublinha-se que o sistema de iluminação pública daquelas cidades angolanas "encontra-se atualmente degradado, tendo ao longo dos anos sofrido avultados danos causados por acidentes de viação, atos de vandalismo, roubos, bem como a ausência de manutenção".

"Assim sendo, este projeto tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população, com reforço da segurança pública, promoção de atividades lúdicas saudáveis, como a prática de desporto, lazer e cultura, a redução de acidentes de trânsito com pedestres e veículos e a atração de turistas, além do seu impacto económico", acrescenta-se na nota.

O Ministério das Finanças realça que a Abu Dhabi Exports Office (ADEX) é o braço financeiro do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD, sigla em inglês) e tem como objeto social apoiar as exportações de empresas dos Emirados Árabes Unidos, sem descurar o papel que essas empresas devem jogar para desenvolver, na sua área de atuação, o conteúdo local nos países onde atuam.

Os acordos de financiamento ora assinados constituem as suas primeiras operações com Angola.
Ver comentários
Saber mais Angola Abu Dhabi Centro de Dados de Backup expansão internacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio