Notícia
Agricultura recebe 870 milhões de euros em incentivos em 2001
A agricultura portuguesa recebeu no ano transacto para o apoio ao desenvolvimento um total de 870 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) em comunicado.
Segundo o mesmo comunicado, os incentivos foram realizados «através dos diferentes instrumentos de apoio ao desenvolvimento da agricultura portuguesa previstos no III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), como o Programa AGRO, a Medida AGRIS e o Programa VITIS».
O investimento global realizado em 2001 na criação de infraestruturas e modernização das explorações agrícolas e das empresas ascendeu aos 1,44 mil milhões de euros, com 21.245 candidaturas aprovadas.
No Programa AGROS, o investimento total foi de 1.070 milhões de euros, com 600 milhões de euros em subsídio, enquanto na Medida AGRIS os incentivos ascenderam aos 230 milhões de euros, com investimento total de 315 milhões de euros.
O investimento total no Programa VITIS foi de 55 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram em subsídios, tendo sido «concedida a totalidade de incentivos previstos no respectivo plano, o que permitirá reestruturar 20 mil hectares de vinha até 2005», explicou a mesma fonte.
«O ano de 2002 terá como objectivo essenciais a manutenção de um elevado ritmo de aprovação de candidaturas procurando-se, através da introdução de um novo sistema de gestão e informação, alcançar uma massificação do processo de análise, decisão e aprovação dos projectos, o que contribuirá para o encurtamento dos respectivos prazos e consequente melhoria dos seus níveis de execução financeira e material».