Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Agências de "rating": OCDE junta-se à onda de críticas

Depois da Comissão Europeia, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) também critica hoje a actuação das agências de notação financeira.

07 de Julho de 2011 às 11:10
  • 5
  • ...
Depois de a Moody’s ter descido a classificação da dívida pública portuguesa na terça-feira, e de ontem a Comissão Europeia se ter juntado ao coro de protestos contra a importância que é dada às agências de notação e contra os seus sucessivos cortes de dívidas soberanas, hoje é a vez da OCDE.

“Ultimamente, as agências de ‘rating’ não se limitam a transmitir informação, mas também a expressarem juízos de valor acelerando as tendências que estão já em curso”, declarou o economista-chefe da Organização, Pier Carlo Padoan, em entrevista ao jornal italiano “Stampa”.

“É como empurrar alguém que está à beira de um precipício. Agrava a crise”, criticou Padoan, citado pelo “Saigon GP Daily”.

Recorde-se que anteontem a Moody’s cortou a dívida da República Portuguesa para nível de “lixo”, dizendo ser provável que Portugal venda a precisar de um segundo resgate antes de conseguir regressar aos mercados de financiamento.

Ver comentários
Saber mais OCDE agências de rating Portugal Moody's
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio