Notícia
Acções de voluntariado correspondem a quase 1% do PIB
Cerca de um milhão e 40 mil portugueses participou em, pelo menos, uma actividade de trabalho voluntário em 2012. O voluntariado correspondeu a cerca de 4% do total de horas trabalhadas.
O Inquérito ao Trabalho Voluntário em 2012, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, revela que valor monetário do voluntariado correspondeu, no último ano, a aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto.
A taxa de trabalho voluntário, estimada pelo INE para 2012, fixa-se nos 11,5%, o que corresponde a cerca de um milhão e 40 mil indivíduos da população residente em Portugal, em idade activa, a participar em pelo menos uma actividade formal ou informal de voluntariado.
No total, o número de horas dispensadas para a participação em acções de voluntariado corresponde a 4% do total de horas trabalhadas em Portugal.
Quem mais participa em acções de trabalho voluntário são as mulheres, com uma taxa de 12,7% contra a de 10,3% dos homens. Olhando para a distribuição etária dos indivíduos que realizaram trabalho voluntário, os números do INE mostram que o escalão dos indivíduos entre os 15-24 anos é o que mais colabora neste tipo de actividade, com uma taxa de 13,1%. Segue-se a faixa dos 45-64, com 12,7%.
Os dados mostram ainda que a participação em acções de trabalho voluntário está associada ao nível de escolaridade, observando-se que a taxa de voluntariado foi de 21,3% para os indivíduos com um diploma de ensino superior. Os números revelam que são os desempregados que mais participam neste tipo de acções, com 13,1% contra os 12,8% dos empregados.
As principais tarefas realizadas pelos voluntários em 2012 prendem-se com o auxílio a idosos, crianças, doentes e acamados e serviços de bombeiros, com uma taxa de 33,9%. Seguem-se as actividades de recolha de alimentos, roupa ou donativos e limpeza de espaços, correspondendo a 26,1%.
O Norte foi a região que mais voluntários teve, secundada pela região de Lisboa e do Centro.