Notícia
O dia num minuto: A Função Pública, a sobretaxa, a TAP e sugestões de fim-de-semana
O Parlamento aprovou a reposição gradual dos salários da Função Pública e a eliminação da sobretaxa. Costa insiste em resgatar a maioria do capital da TAP. O risco da pobreza está a aumentar. O que fazer no fim-de-semana.
Funcionários públicos vão receber sem cortes a partir de Outubro. Os funcionários públicos vão receber os seus salários sem cortes a partir de Outubro de 2016. Todas as bancadas da esquerda e o PAN aprovaram esta sexta-feira o diploma do PS que prevê a reposição de salários a um ritmo de 20% em cada trimestre do próximo ano. O que significa que os funcionários públicos verão os cortes ser eliminados na totalidade a partir do mês de Outubro. PSD e CDS opuseram-se a esta proposta de reposição de salários.
Aprovada eliminação da sobretaxa. A proposta para eliminação da sobretaxa de IRS foi aprovada esta sexta-feira por todas as bancadas da esquerda e pelo PAN. Assim, em 2016 a maioria dos contribuintes, do primeiro escalão, com rendimentos até 7 mil euros, não vai pagar sobretaxa. No segundo escalão, os contribuintes pagarão 1% de sobretaxa. No terceiro escalão, a sobretaxa será de 1,75%, e de 3% no quarto escalão. No quinto e último escalão, para quem ganha mais de 80 mil euros, a sobretaxa não desce. PSD e CDS votaram contra.
Risco de pobreza em Portugal aumenta. A pobreza entre os desempregados não pára de aumentar. A percentagem da população sem emprego em risco de pobreza tem vindo a aumentar progressivamente dos 36% em 2010, todos os anos, e o último não foi excepção. A taxa passou de 40,5% em 2013 para 42% em 2014, revelam os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A situação também não melhorou para a população empregada. O risco de pobreza aumentou de 10,7% para 11%, agravando os aumentos registados desde pelo menos 2010, altura em que a percentagem não ultrapassava os 9%.
Bruxelas aprova novos limites para o "roaming". A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira novos limites máximos para as tarifas de "roaming" dentro do espaço da União Europeia. A partir de 30 de Abril de 2016 as chamadas recebidas em "roaming" passam a custar 1,14 cêntimos por minuto, excluindo IVA, de acordo com a informação no site da Anacom. Actualmente, os clientes que tenham subscrito uma eurotarifa têm um limite de 5 cêntimos por minuto (sem IVA), um valor que vigorará até 29 de Abril de 2016.
Costa insiste em resgatar maioria do capital da TAP. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira, em Bruxelas, que o Estado retomará a maioria do capital da TAP, 51%, mesmo sem acordo com os compradores privados. Em conferência de imprensa, António Costa referiu que a negociação tem continuado e espera que "haja um acordo", mas alertou que a execução do programa do Governo avançará mesmo sem um entendimento. "A execução do programa do Governo não está sujeita à vontade de particulares que resolveram assinar um contrato com o Estado português, nas situações, no mínimo precárias, visto que estavam a assinar com um Governo que tinha sido demitido na véspera", disse o primeiro-ministro numa referência à privatização da TAP.
Lisboa no top 10 da Airbnb. A capital portuguesa foi considerada como o décimo destino mais apetecível para a passagem de ano, diz a Airbnb num relatório esta sexta-feira, 18 de Dezembro. Dentro da Europa, o destino preferido para os turistas no fim do ano é Paris, logo seguido de Londres e de Berlim. Nesta tabela, Barcelona, Amesterdão, Roma, Praga, Budapeste e Madrid surgem, respectivamente, à frente de Lisboa. A Airbnb permite que os indivíduos aluguem a totalidade ou parte da sua casa, como forma de acomodação para turistas. O site oferece uma plataforma de busca e reserva entre pessoas que oferecem acomodação e os turistas. O site foi criado em 2008 e tem já cerca de 500 mil anúncios em mais de 35 mil cidades de 192 países
Luaty em prisão domiciliária. Seis meses depois de ser detido em Luanda, o músico e activista luso-angolano Luaty Beirão regressa a casa e fica em prisão domiciliária. Em declarações à agência Lusa, referiu que é sempre melhor poder estar ao pé da família, sobretudo poder estar com a filha que não vê desde Junho. Luaty integra um grupo de 17 arguidos acusados de actos preparatórios de rebelião e de atentado contra o presidente angolano José Eduardo dos Santos. A todos foi aplicada a mesma medida de prisão domiciliária.
Onde ir no fim-de-semana? Há muitas e boas exposições com entrada livre. "Eugénio de Andrade. José Rodrigues - Retrato duma Amizade", no Porto, é uma delas. E, depois, há música e há teatro. Há tanta coisa. Consulte as sugestões do Negócios.