Notícia
O dia num minuto: Portagens, taxas, a greve que já não se fará e CR7
O Governo não vai abolir as portagens nas Scut. Em contrapartida vai baixar as taxas moderadoras na saúde. O Metro desconvocou a greve e CR7 é uma celebridade com fama e proveito. Saiba porquê.
Governo mantém portagens nas Scut. O Governo não está disponível para abolir portagens em nenhuma antiga Scut, mas admite estudar uma forma de aliviar utilizadores de algumas zonas do país, disse ao Negócios fonte do Executivo. O PCP já entregou no Parlamento vários projectos de resolução, no sentido da abolição da cobrança de taxas de portagem na A23, na Via do Infante (A22), na auto-estrada transmontana e na A24 (que liga Viseu e Chaves). Também o Bloco de Esquerda já apresentou propostas nesse sentido no caso do Algarve. O PS, no entanto, não assumiu qualquer compromisso de abolição de portagens nem na proposta eleitoral que apresentou nem no programa de Governo.
Metro já não faz greve. Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram esta segunda-feira desconvocar a greve parcial de seis dias marcada para o período entre quarta e segunda-feira, anunciaram os representantes sindicais. "A greve foi desconvocada porque temos um interlocutor à altura dos trabalhadores do Metro e dos utentes dos transportes de Lisboa, e do Metro em particular", afirmou hoje Silva Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano, referindo que sindicatos e Governo sentam-se "à mesa das negociações a partir do dia 15 [de Janeiro]".
Taxas moderadoras vão baixar. O ministro da Saúde anunciou esta segunda-feira que as taxas moderadoras vão baixar em 2016 e que os utentes previamente referenciados pela Linha Saúde 24 ou pelos cuidados de saúde primários não pagarão taxas nas urgências hospitalares. "Paga quem tiver de pagar, porque tem um consumo ou uma utilização de cuidados inapropriada. Não pode, ou não deve, pagar quem não tem uma alternativa a não ser recorrer a um ponto de cuidados de saúde que a pessoa julga o mais adequado", disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, no final de uma visita às instalações da Linha Saúde 24.
Católica é a melhor portuguesa na ranking do FT. A Católica Lisbon é a melhor escola de negócios portuguesa, de acordo com o ranking do Financial Times, ocupando o 26º lugar da lista elaborada pelo jornal inglês. Neste ranking, que é constituído por 85 escolas, estão mais duas portuguesas: a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), logo atrás da Católica na 28ª posição, bem como a Porto Business School, que surge na 62ª posição.
Bruxelas pede "vontade e capacidade" ao novo Governo. O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, disse esta segunda-feira, 7 de Novembro, que espera que Portugal demonstre "vontade e capacidade de sair do procedimento de défices excessivos". As declarações foram feitas à entrada para a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, naquela que foi a estreia do ministro socialista das Finanças, Mário Centeno, frente aos seus homólogos da Zona Euro. Moscovici reafirmou a necessidade de Portugal apresentar o projeto de Orçamento do Estado para 2016, onde deverá ficar "bem marcada a vontade e a capacidade de sair do procedimento de défices excessivos" do novo Executivo, no contexto da obrigatoriedade de os Estados-membros registarem um défice abaixo dos 3%.
FN venceu eleições regionais em França. A Frente Nacional (FN) partido de extrema-direita, venceu este domingo, 6 de Dezembro, em pelo menos seis regiões em 13 na primeira volta das eleições eleições regionais, com um resultado nacional recorde de 28%. Nas regionais de 2010 tinha obtido 11%. Os republicanos de Sarkozy ficaram em segundo lugar, com 27%, enquando os socialistas do presidente Hollande obtiveram apenas 23,3%. A FN ultrapassou largamente a oposição de direita moderada e os socialistas do presidente François Hollande em três regiões decisivas a norte (Nord-Pas-de-Calais-Picardie), onde se apresentou a sua presidente Marine Le Pen; no sudeste (Provence-Alpes-Côte d'Azur), onde a campanha foi conduzida pela sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen; e no leste (Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena), com o estratega do partido, Florian Philippot. A segunda volta das regionais francesas terá lugar a 13 de Dezembro.
Ronaldo no top 10 das celebridades mais bem pagas. O pugilista Floyd Mayweather lidera a lista da Forbes das celebridades que mais receberam durante o ano de 2015, superando o rival Manny Pacquiao e a cantora Katy Perry. O português Cristiano Ronaldo aparece no décimo posto. Veja a fotogaleria.