Notícia
O dia num minuto: A pressão política, o novo escândalo VW e os elevadores horizontais
O Governo prepara-se para aprovar, quinta-feira, a prorrogação da vigência de várias medidas de austeridade. O escândalo VW volta a atacar e John Stewart regressa à televisão. E ainda os elevadores horizontais.
Governo pressiona PS. O Governo deve aprovar esta quinta-feira, dia 5, em Conselho de Ministros a prorrogação da vigência de várias medidas de austeridade que caducam no final do ano caso não haja nenhuma iniciativa legislativa que as recupere. Segundo apurou o Negócios, em causa estão medidas como o corte de salários na Administração Pública ou a sobretaxa de IRS, mas também uma taxa adicional para veículos a gasóleo no Imposto Único de Circulação (IUC). Mensagens para a troika e pressão sobre o PS são alguns dos objectivos.
Vídeo. O PS, o Bloco de Esquerda e o PCP estão a ultimar um acordo à esquerda. Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, explica os planos do PS, BE e PCP, avançados na edição desta quarta-feira do Negócios.
Lucro da Nos sobe 39,8%. O resultado líquido da Nos aumentou 39,8% para 26,2 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano (entre Julho e Setembro), face a igual período de 2014, segundo um comunicado à CMVM feito esta quarta-feira, 4 de Novembro, pela operadora. As receitas seguiram a mesma tendência dos trimestres anteriores tendo aumentado 5,8% para 367,9 milhões de euros, impulsionadas pelo crescimento em 4,6% dos proveitos no negócio de telecomunicações e também do contributo da divisão de cinemas em 31,9% para 16,9 milhões de euros.
CTT ganham menos. Os CTT fecharam os nove primeiros meses do ano com lucros de 50,6 milhões de euros, uma queda de 3,8% face ao mesmo período do ano passado, segundo um comunicado à CMVM, emitido esta quarta-feira, 4 de Novembro. Esta queda é justificada "por um conjunto de gastos não recorrentes de 7,7 milhões de euros, dos quais 4,8 milhões relacionados com o Banco CTT" o mais recente projecto da área financeira do grupo que deverá abrir portas ainda este ano.
Santander Totta aumenta lucros. O Santander Totta obteve um resultado líquido de 176,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma subida de 48,7% face aos 118,8 milhões de euros registados no mesmo período de 2014. Em comunicado, o banco liderado por Vieira Monteiro informou esta quarta-feira que a margem financeira (a base de negócio de um banco, que representa a diferença entre juros cobrados em créditos e juros pagos nos depósitos) subiu 3,3% para 417,5 milhões de euros.
Escândalo VW volta a atacar. Noventa e oito mil. Este é número de carros a gasolina afectados pela nova vaga do escândalo de manipulação de emissões poluentes do grupo Volkwagen (VW). A estimativa foi tornada pública esta quarta-feira, 4 de Novembro, pelo ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt. "Fomos informados que entre os veículos afectados existem 98 mil carros a gasolina", referiu o governante, citado pela agência Reuters, não especificando se este número se refere apenas aos carros afectados na Alemanha ou no total.
Jon Stewart regressa à televisão. Jon Stewart, ex-apresentador do programa de sátira informativa "Daily Show", no canal Comedy Central, vai agora voltar à televisão para produzir conteúdos para o canal norte-americano HBO, avança esta quarta-feira, 4 de Novembro, o New York Times. A HBO explica que o primeiro projecto de Jon Stewart será um conjunto de curtas-metragens digitais entre dois e cinco minutos feitas em conjunto com a empresa gráfica Otoy que o canal diz terem foco nos eventos do dia-a-dia.
Elevadores vão mover-se na horizontal. A empresa alemã Thyssenkrupp vai apresentar esta quinta-feira, 5 de Novembro, uma tecnologia à base de ímans que vai permitir que os elevadores se movam também horizontalmente, para a esquerda e para a direita, noticia esta quarta-feira a Bloomberg.Este sistema que a ThyssenKrupp quer introduzir vai ser capaz de mover cabinas de elevadores em diferentes direcções. A empresa apresentará o sistema esta quinta-feira em Gijón, Espanha, com um modelo em miniatura de 10 metros.
Taxa de desemprego mantém-se. A taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% no terceiro trimestre deste ano. É o mesmo valor observado nos três meses anteriores e menos 1,2 pontos percentuais do que no mesmo período do ano passado, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).