Notícia
O dia num minuto: Anúncio em Belém, reunião no Rato, as cervejas e os nus
Maria de Belém formalizou esta terça-feira a candidatura à presidência da República. Depois das eleições de 4 de Outubro o país continua num impasse político. A Playboy chocou o mundo e nas cervejas há uma mega-fusão.
Belém candidata a Belém. "Numa república democrática não há coroação nem nomeação, há eleição e eu candidato-me a esta eleição para disputar a vitória", anunciou esta terça-feira Maria de Belém Roseira, na apresentação da sua candidatura à presidência da República, que teve lugar no Centro Cultural de Belém. Ainda que sem ter o apoio explícito do PS, que não deverá apoiar qualquer candidato na primeira volta, Maria de Belém teve nas filas da frente nomes como os de Manuel Alegre, Alberto Martins, Vera Jardim ou João Proença, entre várias outras figuras socialistas.
PSD, CDS e PS. Reunião a três no Rato. A sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, em Lisboa, abriu as portas para receber a Coligação Portugal à Frente, do PSD e CDS, para a segunda reunião entre as duas forças políticas após as eleições legislativas de 4 de Outubro. O primeiro encontro ocorreu na São Caetano à Lapa, a sede do PSD, e acabou sem conclusões. O encontro entre os líderes dos três partidos e respectivas equipas ocorre depois de António Costa ter dado uma entrevista à Reuters, onde disse que o partido que lidera "está em melhor posição para governar do que a direita". A reunião está a ser acompanhada em permanência pelo Negócios.
Costa defende Governo socialista. António Costa, em entrevista concedida esta terça-feira à agência Reuters, vai mais longe do que já tinha ido até agora em relação às suas intenções. O líder do PS argumenta que um Governo socialista tem mais hipóteses de durar quatro anos do que um Executivo PSD/CDS-PP e compromete-se a respeitar as regras europeias. "O que é neste momento claro é que o Partido Socialista está em melhor posição do que a direita para formar um Governo que seja estável nos próximos quatro anos", afirmou o secretário-geral socialista à agência noticiosa.
O que preocupa os investidores? As eleições foram a 4 de Outubro e Portugal ainda não tem governo. André Tanque Jesus, jornalista do Negócios, explica o que está a preocupar os investidores.
A instabilidade política. O receio dos investidores não é o de haver um Governo de esquerda ou direita, mas sim um cenário de instabilidade política. A análise da directora do Negócios, Helena Garrido, na CMTV.
Portugueses preferem um bloco central. A solução preferida dos portugueses para a composição do próximo Governo passa pela constituição de um inédito bloco central com PSD, CDS e PS. Segundo um estudo realizado pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, 32,1% dos inquiridos preferem que o quadro parlamentar saído das legislativas de 4 de Outubro permita a formação de um Executivo apoiado por uma maioria parlamentar de sociais-democratas, centristas e socialistas. Já uma solução que contemplasse um Governo maioritário do PS, BE e CDU surge na segunda posição com 26,6% das preferências.
Plano da VW para Portugal continua em marcha. O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou esta terça-feira que o Governo não tem "nenhum sinal vindo da Volkswagen que possa por em causa o plano acordado com o Estado português". O governante fez esta declaração à margem da inauguração da nova máquina de papel tissue da Portucel em Vila Velha de Ródão. Pires de Lima prometeu falar com mais detalhe do tema Volkswagen na próxima quinta-feira.
Sonae avança para a Colômbia. A Sonae Sierra decidiu avançar para o mercado colombiano. A empresa comprou um terreno na cidade de Cucuta, situada no norte da Colômbia, e irá investir um total de 47 milhões de euros, segundo revelou esta terça-feira, no Porto, o CEO da Sonae Sierra Fernando Guedes de Oliveira. A empresa vai avançar com uma parceria com um empresário local, mas de origem portuguesa, de um ramo da família que detém a Riopele, chamado Gonçalo Oliveira.
Crédito em queda. Os bancos estão a emprestar menos dinheiro e foi nas empresas que o financiamento sofreu a maior quebra, invertendo a tendência de recuperação dos últimos três meses, revelam os dados do Banco de Portugal publicados esta terça-feira, 13 de Outubro. No total, as sociedades não financeiras captaram 2,049 mil milhões de euros em Agosto, o que representa o valor mais baixo desde que o supervisor começou a publicar estes dados, em 2003. Face a Julho, a diminuição foi de 1,495 mil milhões de euros.
Mega-fusão nas cervejas. A AB Inbev, produtora da Budweiser, chegou a um acordo de princípio para comprar a SABMiller depois de ter melhorado a oferta para comprar a cervejeira. A NA Inbev oferece agora para 44 libras (59,35 euros). A oferta total ascende a 68 mil milhões de libras (91,7 mil milhões de euros). As novas condições permitiram que os conselhos de administração das duas empresas "chegassem a um acordo de princípio sobre as questões-chave para uma possível oferta recomendada", revelam as duas empresas em comunicado publicado esta terça-feira, 13 de Outubro. Conheça a SABMiller em 60 segundos neste vídeo da Bloomberg.
Avião da Malasya abatido por míssil russo. A queda do voo MH17 da Malasya Airlines, no Leste da Ucrânia, em Julho de 2014, foi provocada por um míssil BUK que atingiu o aparelho do lado esquerdo do 'cockpit', concluiu a investigação do Departamento de Segurança da Holanda, que divulgou o seu relatório esta terça-feira. "A ogiva corresponde ao tipo de mísseis instalados nos sistemas de mísseis terra-ar BUK, do tipo 9N314M, de fabrico russo", explicaram os responsáveis deste departamento. As 298 pessoas que iam a bordo do voo morreram.
Playboy sem mulheres nuas. A revista Playboy vai deixar de publicar fotografias de mulheres totalmente nuas. Os donos da revista norte-americana, que querem reformular a publicação, dizem que a nudez está ultrapassada devido à internet, mas vão continuar a publicar fotos de mulheres em poses provocantes. A Playboy foi fundada em 1953 por Hugh Hefner e a primeira edição contou com Marilyn Monroe totalmente despida.