Notícia
O dia num minuto: os motores da VW, as eólicas da EDP e os compromissos políticos
A VW já tem um plano para resolver a fraude nos motores. A EDP comprou a Ventinveste. O príncipe saudita que gosta do Twitter. E ainda o fim de um mito: afinal a Apple não nasceu numa garagem.
VW já tem plano para resolver a fraude nos motores. A Volkswagen entregou esta quarta-feira ao regulador alemão o "plano abrangente" com as soluções previstas para o escândalo de manipulação de gases poluentes que atinge 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. A informação foi avançada pelo ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt. Para os veículos com motores de 2.0 litros, um ajuste no ‘software’ será o suficiente. O mesmo "estará pronto este ano e será implementado então no início do próximo ano", explicou o ministro em Berlim. Nos carros afectados com motores de 1.6 litros, "para além do novo ‘software’, serão necessárias mudanças nos motores". A correcção destes últimos veículos não será feita antes de Setembro de 2016.
EDP compra projectos eólicos à Galp e Martifer. A EDP Renováveis anunciou esta quarta-feira ter chegado a acordo com a Ventinveste, um consórcio detido pela Galp Energia (50%) e pela Martifer (50%), para a "aquisição de certas sociedades veículo ("SPV") que detêm licenças e direitos de interligação à rede correspondentes a 216,4 megawatts (MW) de capacidade eólica, por um preço de referência aproximado de 17 milhões de euros". O negócio foi comunicado pelas três partes à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A EDP Renováveis fechou a sessão bolsista desta quarta-feira a subir 1,78% para 6,28 euros, tal como a Galp Energia que valorizou 3,11% para 10,28 euros.
Passos e Portas pedem compromissos. A assinatura do acordo de Governo entre o PSD e o CDS, esta quarta-feira, foi a ocasião para os dois partidos mostrarem que estão amplamente disponíveis para acordos que permitam governar com estabilidade. Passos Coelho e Paulo Portas repetiram diversas vezes que é necessário que exista diálogo entre os partidos, em especial com o PS. Essa abertura para compromissos é "fundamental" para que "o país não interrompa o processo de crescimento da sua economia e geração de emprego". "Temos todos a obrigação de colocar de lado as diferenças mais significativas que tendem a ser mais notadas durante os períodos de campanha eleitoral, e, uma vez terminada a campanha, não estarmos a partir do princípio de que entramos em novo período de campanha e contagem decrescente até às próximas eleições, mas num período de estabilidade", afirmou Passos Coelho".
Costa reúne-se com o PCP e o BE. O secretário-geral do PS, António Costa, reuniu-se esta quarta-feira às 18h com o PCP e terá também um encontro com o Bloco de Esquerda na quinta-feira. O novo quadro parlamentar e a formação do Governo são os temas em cima da mesa durante estes encontros. Na madrugada de quarta-feira a Comissão Política Nacional do PS mandatou António Costa para se reunir com todas as forças representadas no quadro parlamentar, tendo em vista encontrar soluções de Governo. Entretanto, circulam informações de que António Costa se poderá reunir com Passos Coelho e Paulo Portas na próxima sexta-feira.
Príncipe saudita reforça no Twitter. O príncipe saudita Alwaleed bin Talal, 60 anos, que se auto-proclama como o Warren Buffett do Médio Oriente, reforçou a sua posição no Twitter para mais de 5%. A compra, no valor de cerca de 44,5 milhões de euros, foi realizada através da holding Kingdom, na qual o príncipe detém 95%. De acordo com o The Guardian desta quarta-feira, Alwaleed bin Talal detém 4,45% do Twitter e a sua holding 0,72%.
Afinal a Apple não foi inventada numa garagem. O norte-americano Steve Wozniak garantiu que a Apple não foi criada numa garagem: "Não fizemos nada na garagem, nem negócios. É uma história inventada. A garagem éramos nós, tínhamos de utilizar o que fosse possível para fazer dinheiro". "Mas reconheço que a história da garagem é muito melhor", afirmou o co-fundador da Apple numa universidade de Madrid, citado esta quarta-feira pelo El País. Steve Wozniak recordou o início da Apple: "Por pura casualidade, li uma revista que dizia que havia avanços de memória e outros aspectos nos computadores e comecei a desenhar com lápis e papel o meu primeiro computador". O outro fundador da Apple foi Steve Jobs, falecido em 2011.
Blatter suspenso por 90 dias. Joseph Blatter foi suspenso da presidência da FIFA por um período de 90 dias, numa decisão tomada esta quarta-feira pelo Comité de Ética do organismo que tutela o futebol mundial. Este órgão reuniu-se na Suíça para avaliar a abertura de um processo criminal contra Blatter por parte do Ministério Público suíço no passado mês de Setembro. A justificar a instauração de procedimentos criminais contra Blatter pelas autoridades helvéticas estiveram as notícias relacionadas com o alegado "pagamento ilegal" feito, em 2011, pelo dirigente desportivo suíço a Michel Platini, presidente da UEFA, no valor de aproximadamente 1,8 milhões de euros.
Vídeo: o escândalo VW. A Autoeuropa já foi apanhada pelo escândalo Volkswagen. Wilson Ledo, jornalista do Negócios, explica como o caso chegou a Portugal e a sua extensão.
O mapa mundo da economia. Saiba como vai evoluir a dívida pública das principais economias mundiais. Consulte a infografia do Negócios.