Notícia
O dia num minuto: Grécia marca eleições, professores sem colocação, o Novo Banco, uma app, a poderosa Maria Luís
A Grécia vai a votos nos dia 20 de Setembro. 86% dos professores ficaram sem colocação. CMVM pede explicações ao Novo Banco. As famílias, os migrantes. E ainda os diamantes feitos em microondas.
Grécia vai a votos a 20 de Setembro. O presidente da República da Grécia, Prokopis Pavlopoulos marcou as eleições legislativas. A no país para o dia 20 de Setembro, depois de o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ter apresentado a sua demissão. A última sondagem, publicada esta sexta-feira, 28 de Agosto, coloca o Syriza, o partido de Tsipras, como o preferido dos gregos, com 23% das intenções de voto, seguido da Nova Democracia com 19,5%.
CMVM pede explicações ao Novo Banco. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários solicitou ao Novo Banco mais informações sobre a solução encontrada por esta instituição para os clientes que subscreveram séries comerciais sobre acções preferenciais comercializadas pelo BES. A CMVM solicitou ao Novo Banco a "entrega aos clientes de um documento informativo simplificado onde sejam apresentadas de forma clara, completa e inequívoca as condições e características da proposta de solução, bem como das suas alternativas".
86% dos professores sem colocação. Entre os 26.730 professores que tentaram conseguir um contrato a prazo nas escolas, seja por contratação inicial seja por renovação de contrato, apenas 14% o conseguiu. Os resultados dos concursos de colocação de professores deixam, para já, 22.948 docentes, ou seja 86% do total sem emprego na rede pública de escolas. Depois desta primeira colocação, as escolas ainda têm por preencher 2.131 horários completos e anuais.
Bolsa no vermelho, petróleo a subir. O PSI-20 fechou a última semana a perder 0,36%, em sentido contrário à maior parte das bolsas europeias que fecharam em alta. A Jerónimo Martins, com perdas de quase 2%, e a Nos, que desceu mais de 1%, pressionaram a bolsa nacional. O petróleo está a subir, a negociar acima dos 50 dólares. O euro está em queda.
Cimeira de emergência por causa dos migrantes. O Mediterrâneo voltou a ser palco de tragédias envolvendo migrantes. Em dois naufrágios ao largo do mar líbio morreram quase 100 pessoas. A chanceler alemã, Angela Merkel, admite convocar uma cimeira europeia de emergência.
Milhares de britânicos sem salários. As empresas com conta no banco britânico HSBC estão impedidas de fazer pagamentos aos seus trabalhadores devido a uma falha no sistema do banco. Segundo o jornal Guardian esta situação gerou uma avalancha de queixas contra o banco. Esta falha nos pagamentos acontece antes de um fim-de-semana prolongado, já que na segunda-feira, dia 31 de Agosto, é feriado para os britânicos.
Famílias mais confiantes. O índice de confiança das famílias portuguesas melhorou de -19,0 pontos, em Julho, para -18,1 pontos, em Agosto, o que corresponde ao valor mais elevado desde Agosto de 2001, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Diamantes feitos no microondas. A empresa norte -americana Gem Lab está a desenvolver a técnica de produção de diamantes em laboratório partindo de uma fracção de carbono colocada num microondas com metano e outro gás à base de carbono. Um quilate destes diamantes sintéticos pode custar seis mil dólares, menos quatro mil que um diamante natural.
Novos iPhone à vista. A Apple convidou os jornalistas para um evento no próximo dia 9 de Setembro em São Francisco, EUA, onde se espera que revele os novos iPhone e também a nova versão da sua ‘set-up box’ de televisão, a Apple TV.
A poderosa ministra. Maria Luís Albuquerque ocupa o sexto lugar da lista do Mais Poderosos do Negócios.
Uma app para fazer de de conta que é banqueiro central. O BCE tem um jogo que permite perceber o que está por trás des decisões de Mario Draghi. Chama-se €conomia - The Monetary Policy Game. Experimente.
Leituras de fim-de-semana. No Weekend do Negócios conheça a nova geração de africanos em Portugal e leia as entrevistas a Tatiana Salem Levy, Matilde Campilho, Cristina Branco e João Luís Barreto Guimarães. Sugestões de livros e discos e muito mais.