Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Defesa dos EUA terá plagiado Wikipedia para descrever os Açores

Em causa está a descrição do arquipélago em documentos oficiais da administração Obama, que terão sustentado a escolha de Croughton, no Reino Unido, em vez das Lajes, para instalar um centro de inteligência.

José António Rodrigues/Correio da Manhã
Negócios 18 de Novembro de 2016 às 13:59
  • ...

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos é suspeito de ter copiado informações sobre os Açores de um artigo da Wikipedia, utilizando-as para produzir um relatório apresentado este ano à Câmara dos Representantes.


A acusação foi feita esta quinta-feira, 17 de Novembro, pelo luso-descendente Devin Nunes, presidente do Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes. Nunes confrontou Bob Work, vice-secretário da Defesa, com uma audiência realizada com oficiais de topo em Março passado, onde se analisou a instalação de um centro de inteligência em Croughton, no Reino Unido, em detrimento das Lajes, nos Açores.


Segundo a Fox News, Nunes relembrou que Work entregou ao comité dois documentos sobre infra-estruturas relacionadas com comunicações para justificar a decisão do Pentágono de não avaliar locais mais baratos para a implementação do centro.


Devin Nunes argumenta que esses documentos continham vários excertos que terão sido plagiados da Wikipédia. Perante a acusação, Work mostrou-se surpreendido: "Não, eu não sabia que a informação nesse documento vinha da Wikipedia", cita a Fox News.

Os excertos em questão dizem respeito a descrições relativas ao arquipélago dos Açores e a informações relativas a infra-estruturas de comunicação entre as ilhas, refere o Wall Street Journal.

O Comité de Inteligência tem vindo a publicar na Internet a confrontação entre os documentos enviados por Bob Work ao Congresso e o artigo da Wikipedia.

Nunes e outros legisladores mostram-se preocupados com o facto de lhes ter sido fornecida informação enganosa como forma de justificar a localização da base em Croughton, pondo de parte outras alternativas que poderiam ser mais baratas. O mesmo responsável afirmou na audiência que o Pentágono não forneceu à Câmara documentos com a decisão da construção do centro de inteligência no Reino Unido.

O presidente do comité argumenta que Croughton será uma localização mais cara, dados os custos de vida e despesas de habitação. Por outro lado, contrapõe, a base das Lajes (nos Açores, de onde a família de Nunes é originária) seria uma opção mais em conta.

Em Setembro, o supervisor financeiro governamental (GAO) avançou em relatório que os oficiais do Departamento de Defesa não conseguiram explicar como é que desconsideraram alternativas a Croughton, afirmando ter ocorrido "falhas" no processo.

No início deste ano, um oficial do Departamento de Defesa afirmou à Fox News que foram avaliadas 14 localizações para o novo centro, e que "Croughton teve a melhor avaliação geral". Os Açores ficaram de fora da análise por não reunir um mínimo de requisitos operacionais, referem.

Ver comentários
Saber mais Açores Devin Nunes Reino Unido Congresso economia negócios e finanças política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio