Notícia
Óscares 2015: Birdman e Grand Budapest Hotel com nove nomeações cada
Outros três filmes também surgem em destaque com várias nomeações: "O jogo da imitação" nomeado para oito categorias, enquanto "Sniper Americano" de Clint Eastwood e "Boyhood: Momentos de Uma Vida" contam com seis nomeações cada. A actriz Merryl Streep foi nomeada pela 19ª vez em 36 anos.
Birdman e Grand Budapest Hotel. São estes os filmes que poderão levar mais estatuetas para casa. "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" de Alejandro Gonzalez Inarritu e "Grand Budapest Hotel" de Wes Anderson contam com nove nomeações cada, incluindo o prémio mais cobiçado: melhor filme.
Com oito nomeações surge o "O jogo da imitação", enquanto "Sniper Americano" de Clint Eastwood e "Boyhood: Momentos de Uma Vida" contam com seis nomeações cada.
As nomeações para a 87ª edição dos Prémios da Academia foram divulgadas esta quinta-feira, 15 de Janeiro. A cerimónia vai ter lugar a 22 de Fevereiro no Dolby Theatre em Hollywood. O actor Neil Patrick Harris vai ser o anfitrião desta edição.
Na edição anterior, o filme "Gravidade" de Alfonso Cuaron foi o que mais estatuetas arrecadou, com "12 anos escravo" a ganhar na categoria de melhor filme.
"Boyhood" de Richard Linklater foi o grande vencedor dos Globos de Ouro no passado domingo, que normalmente serve de barómetro aos Óscares. A película que durou 12 anos a ser filmada venceu nas categorias de melhor filme de drama, melhor realizador e melhor actriz secundária.
Para os Óscares, oito películas estão nomeadas para melhor filme: "Sniper americano"; "O Jogo da imitação"; "Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)"; "Grand Budapest Hotel"; "A grande marcha", "A teoria de tudo"; "Whiplash - Nos Limites"; "A Marcha da Liberdade".
Na categoria de melhor actor principal foram nomeados: Steve Carrell ("Foxcatcher"); Bradley Cooper ("Sniper americano"); Benedict Cumberbatch ("O jogo de imitação"); Michael Keaton ("Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)"); Eddie Redmayne ("A teoria de tudo").
Para melhor actriz principal: Marion Cotillard ("Two Days, One Night"); Felicity Jones ("A teoria de tudo"); Julianne Moore ("O meu nome é Alice"); Rosamund Pike ("Em parte incerta"); Reese Witherspoon ("Wild").
Na categoria de melhor actor num papel secundário surgem como nomeados Robert Duvall ("O juiz"); Ethan Hawke ("Boyhood: Momentos de Uma Vida"); Edward Norton ("Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)"); Mark Ruffalo ("Foxcatcher"); J.K. Simmons ("Whiplash - Nos limites").
Para melhor actriz num papel secundário estão nomeadas: Patricia Arquette ("Boyhood: Momentos de Uma Vida"); Keira Knightley ("O jogo da imitação"); Emma Stone (""Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)"); Meryl Streep ("Caminhos da floresta").
É de destacar que esta é a 19ª nomeação de Meryll Streep em 36 anos, que já levou para casa duas estatuetas de melhor actriz principal e uma de melhor actriz secundária.
Na categoria de melhor filme estrangeiro, a Europa é a região mais representada com três filmes: "Ida" da Polónia; "Leviathan" da Rússia; "Tangerines" da Estónia; "Timbuktu" da Mauritânia; e "Wild Tales" da Argentina.
Veja aqui a lista de todos os nomedados.