Notícia
Morreu escritor francês Michel Déon
O académico de língua francesa Michel Déon, um dos fundadores do movimento literário "Les Hussards", oposto ao existencialismo, morreu esta quarta-feira aos 97 anos na Irlanda, país onde residia há várias décadas.
Michel Déon, que nasceu em Paris a 14 de Agosto de 1919, recebeu vários prémios durante a sua carreira, incluindo o "Interallié" pelo livro "Les Poney Sauvages", o grande prémio de novela da Academia francesa por "Un Taxi mauve" e o grande prémio europeu de literatura infantil por "Thomas e l'infini".
O escritor, cujo verdadeiro nome era Édouard Michel, também se dedicou à dramaturgia e entrou na Academia das Letras francesa em 1978, sendo um dos membros mais antigos.
Michel Déon, que viajou por vários países no final da Segunda Guerra Mundial, criou nos seus livros um mundo divertido e sensível.
O escritor, pai de dois filhos, foi um dos fundadores da corrente literária dos anos 50 e 60 "Les Hussards" (Os Hussardos), que se opunha aos existencialistas - nomeadamente Jean-Paul Sartre.