Notícia
Já há uma câmara fotográfica feita de Lego
Um fotógrafo de Hong Kong criou um projecto com uma câmara criada a partir de peças de Lego. Esta "Lego instantânea" pode imprimir imediatamente as fotos com um simples clique no seu botão "secreto".
Construída por um mero acaso, a câmara junta dois componentes remodelados: as lentes gémeas de um modelo yashica japonês vintage e um mecanismo de ejecção modificado de uma mini Fuji Instax. A modificação resulta de uma F3.5 yashica de 80 milímetros e uma Mini Fuji Instax com peças Lego, num dispositivo que imprime fotos instantaneamente e que se parece com uma caixa de construção Lego.
Ao utilizar este material, o fotógrafo criou a primeira câmara Instax Mini de lentes gémeas feita com as "mágicas peças" Lego. A máquina apresenta o óculo no topo, para se poder compor a foto, e esconde "secretamente" o seu botão dentro de uma porta Lego, no lado esquerdo da câmara. Assim, após se encontrar "a entrada que fará magia", a foto aparecerá instantaneamente no topo da câmara.
"As pessoas ficam surpreendidas quando percebem que isto é uma câmara. Uma vez, monteia-a num mercado aglomerado ao ar livre. (…) Fui interrompido por alguns lojistas que se reuniram ao meu redor e olharam curiosamente para ela. Um cavalheiro bateu no meu ombro e perguntou se isto era uma câmara e onde ele podia comprá-la", refere Albertino, o fotógrafo de Hong Kong, ao blogue Lomography.
O "Instax Magic", como se auto-intitula, diz que a sua inspiração veio do quotidiano, contou ao Lomography que, durante os dias em que estava a trabalhar apenas na modificação da câmara, viu a sua vizinha deitar fora sacos cheios e peças Lego. Assim, "de repente", teve a "ideia louca de combinar Lego e fotografia. Nesse momento, imaginei um sistema de ejecção colocado atrás do Lego e um sistema de duas lentes vintage na parte da frente. Deixei a ideia na minha cabeça por várias semanas, antes de pedir uma caixa de Lego para construir a máquina", explica.
O que impressionou o fotógrafo nas peças Lego foi a sua versatilidade. "O Lego pode ser moldado das mais variadas formas e com muito pouco esforço. Imaginemos como o mundo seria se tudo fosse compatível com Lego... Ia diminuir certamente a linha que separa um criador de um designer. A Lego fornece um produto conveniente para criações e modificações", adianta.
A câmara Lego combina infância e memória. Segundo a mesma fonte, um turista que Albertino conheceu na rua chegou a dizer que "todos os meninos do mundo brincam com Lego quando são crianças e que a última vez que viu o desenvolvimento da Polaroid foi há muitos anos atrás", por isso, "há uma universalidade sobre esta câmara", adiantou. Desta forma, o artista explicou que foi o seu "desejo oculto" que o levou a criar esta máquina. A paixão pelas imagens instantâneas e a Lego, "uma linguagem comum a todas as crianças e até aos adultos", foram, segundo o próprio, os impulsionadores deste conceito.
"É um momento mágico testemunhar uma imagem instantânea a sair da câmara Lego, para não mencionar o suspense de a ver emergir lentamente. Cada imagem é tão única que nunca pode ser repetida logo após ser tirada, é como os momentos importantes da nossa vida, eles não podem ser repetidos uma e outra vez", afirma o fotógrafo.
O reflexo de objectivas gémeas (TLR) foi escolhido porque, segundo o artista, a "visualização" da composição e o foco das lentes é mais do seu agrado. A "visualização com o sistema de duas lentes é mágica", diz Albertino.
O artista foi tão elogiado que já começou a comercializar as suas câmaras Lego para diferentes pessoas e organizações, de forma a financiar as suas criações futuras. Devido aos pedidos frequentes por parte dos seus amigos, o "Instax Magic" já está a construir a versão mais actualizada da sua câmara Lego – a qual poderá conter rodas ou ser colocada num tripé futuramente, avança o Lomography. O fotógrafo criou ainda um sistema de montagem de lente na placa frontal da máquina, o que permitirá mudar a lente sempre que necessário como numa câmara profissional.