Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cinemas perderam quase um milhão de espectadores em 2018  

O filme de animação "The Incredibles 2: Os super-heróis", de Brad Bird, foi o mais visto pelos portugueses, com 605 mil espectadores e 3,1 milhões de euros de receita de bilheteira.

DR
09 de Janeiro de 2019 às 18:07
  • ...

As salas de cinema portuguesas perderam quase um milhão de espectadores em 2018 e tiveram uma quebra de 3,3 milhões de euros de bilheteira face a 2017, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

 

De acordo com os dados estatísticos compilados pelo ICA sobre a exibição comercial de cinema em Portugal, no ano passado registaram-se 14,6 milhões de espectadores, ou seja, houve menos 920 mil bilhetes emitidos do que em 2017.

 

Quanto a vendas de bilheteira, a receita bruta desceu 4%, de 81,6 milhões de euros em 2017 para 78,3 milhões de euros em 2018.

 

No total, foram estreadas 398 longas-metragens.

 

O filme de animação "The Incredibles 2: Os super-heróis", de Brad Bird, foi o mais visto pelos portugueses, com 605 mil espectadores e 3,1 milhões de euros de receita de bilheteira.

 

"Pedro & Inês", de António Ferreira, com 46.717 espectadores, foi o filme português mais visto em sala em 2018.

 

No total, os dez filmes portugueses com mais audiência que se estrearam no circuito comercial somaram 221.645 espectadores e cerca de 990 mil euros de receita de bilheteira.

 

No ano passado, as 574 salas da rede de exibição no país registaram 662.488 sessões, o que significa que, em média, em cada sessão de cinema estiveram 22 espectadores.

 

Tanto na exibição como na distribuição cinematográfica, a empresa NOS continua a ser líder em Portugal, com 61,9% e 65,4% de quota de mercado, respetivamente.

 

Em 2018, foram produzidas 71 obras cinematográficas portuguesas com o apoio do ICA, o que representa o maior número desde 2009, ano em que se produziram 50 filmes (entre longas e curtas-metragens).

 

Ver comentários
Saber mais Instituto do Cinema e Audiovisual The Incredibles Brad Bird Pedro & Inês António Ferreira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio