Notícia
União Europeia coloca maior parte de Portugal em "zona vermelha" da Covid-19
Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve estão na zona de risco do novo mapa feito pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças. Maior parte da Europa está na zona vermelha e só três países estão fora de perigo.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) publicou esta quinta-feira o seu primeiro mapa com as zonas de risco da Covid-19 na Europa e colocou Portugal na zona vermelha, a de maior risco de infeção. Em detalhe, o organismo da União Europeia coloca quatro das cinco regiões de Portugal Continental como zonas com maior contágio do novo coronavírus: Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro e Algarve.
Como critério para esta atribuição, a ECDC considera o número de casos positivos nos últimos 14 dias por cem mil habitantes e a percentagem de testes realizados que resultou em teste positivo. No mapa, que a ECDC passará a publicar uma vez por semana, existem três cores: verde, amarelo e vermelho, dependendo do maior ou menor risco de infeção pela Covid-19.
The first map has just been published!
— ECDC (@ECDC_EU) October 15, 2020
The maps include information on:
?? the 14-day notification rate of new confirmed #COVID19 cases at subnational level
?? weekly COVID-19 testing rates
?? testing positivity rates
?? a map with a combined indicator based on the algorithm pic.twitter.com/5fkPuduWwj
Para uma região estar situada na zona vermelha, terá de apresentar, nos 14 dias anteriores, mais de 150 casos por 100 mil habitantes ou mais de 100 casos por 100 mil habitantes e uma taxa de positividade de testes superior a 4%.
Açores, Madeira e Alentejo têm a cor amarela no mesmo gráfico da ECDC, o que significa que têm entre 25 e 149 casos por 100 mil habitantes e uma percentagem inferior a 4% de testes positivos ou até 49 casos por 100 mil habitantes e uma taxa de positividade a diagnósticos da Covid-19 superior a 4%.
Além de Portugal, mais de metade dos países europeus surgem na zona vermelha do mapa que se refere às restrições em viagens, criado após decisão da Comissão Europeia como medida para combater a propagação da pandemia pela Europa.
Ao todo, 17 dos 31 países analisados pela ECDC receberam, na totalidade e na sua maioria, a caracterização vermelha. O organismo cobre todos os Estados-membros da UE e o Reino Unido, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.
Entre os países em zona vermelha estão Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Polónia, República Checa, Hungria, Eslovénia, Eslováquia, Croácia, Roménia e Bulgária. Itália está a amarelo, tal como Chipre, Lituânia, Letónia e Estónia, enquanto Grécia, Finlândia e Noruega são os únicos países predominantemente a verde.
Cinco países – Áustria, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Islândia – não receberam qualquer atribuição por falta de informação recebida pela ECDC.