Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um décimo dos concelhos já registou mais de mil casos. Três superam 10% da população infetada. Veja no mapa o seu

São 31 os concelhos que já registaram mais de um milhar de casos positivos de covid-19 desde o início da pandemia. Em termos de incidência, há três municípios onde um em cada dez residentes está ou esteve infetado. Veja no mapa a situação no seu.

  • ...
Até 18 de janeiro, última data para a qual há dados da DGS por concelhos, eram 31 os municípios que já tinham registado pelo menos um milhar de infeções desde o início da pandemia. Isto representa um em cada 10 dos 308 concelhos de Portugal.

Lisboa, o concelho mais populoso do país, acumula 31.192 casos desde 2 de março do ano passado, data em que foi reportado o primeiro caso de covid-19 no país. Só entre 5 e 18 de janeiro o município da capital somou mais 7.154 novos casos, a uma média de 511 infeções por dia.

Sintra, que é o segundo município com mais população, é o outro concelho a registar mais de 20 mil infetados em termos acumulados. Na autarquia presidida por Basílio Horta são 21.898 os casos detetados.

A fechar o pódio surge Vila Nova de Gaia, com cerca de 17 mil casos.

Ainda acima da dezena de milhar encontram-se os concelhos de Guimarães, Porto, Loures, Braga, Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Gondomar, Cascais e Amadora.

Paços de Ferreira, Lousada e Vimioso com mais de 10% da população infetada

Em termos de incidência da pandemia, medida pela percentagem da população que está ou esteve infetada com o coronavírus, destacam-se três municípios onde mais de 10% dos habitantes já testaram positivo.

Em Paços de Ferreira os 6.244 casos acumulados representam 11% da população. Ou seja, na capital do móvel um em cada nove habitantes já esteve infetado. No vizinho concelho de Lousada são igualmente 11% os residentes que testaram positivo.

O município transmontano de Vimioso, com 10% de infetados, é o terceiro com maior incidência. No entanto, enquanto os dois concelhos do Tâmega e Sousa têm mais de 45 mil habitantes cada, Vimioso tem uma população bem menor: 4.023 residentes.

Muito perto da fasquia dos 10% estão ainda Aguiar da Beira e Guimarães. O município da cidade-berço é particularmente preocupante dado ter mais de 150 mil habitantes, pelo que os atuais 9,92% correspondem a 15.108 casos.

Casos na Área Metropolitana de Lisboa são 5,36% da população

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), que tem uma população de 2,86 milhões, a incidência situava-se, a 18 de janeiro, em 5,36%, o que correspondia a mais de 153 mil casos.

A situação mais grave regista-se em Lisboa e Loures, com mais de 6,1% da população a estar ou ter estado infetada. 

Há ainda mais sete concelhos da AML, que tem 18 municípios, onde pelo menos um em cada 20 residentes (5%) já testou positivo.

Um em cada 16 residentes na Área Metropolitana do Porto já esteve infetado

Já na Área Metropolitana do Porto (AMP) um em cada 16 dos 1,73 milhões de habitantes está ou esteve infetado. Esta incidência de 6,62% corresponde a 114.460 casos.

Em quatro dos 17 municípios da AMP a percentagem da população que já testou positivo supera os 8%. Estão neste patamar Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Trofa e Santo Tirso. Nestes concelhos, um em cada 12 residentes foi infetado.

Apesar de algum abrandamento nos dias mais recentes - ainda não totalmente refletido nos dados até 18 de janeiro -, nenhum dos concelhos da AMP apresenta uma incidência abaixo dos 5%.

Apenas dois concelhos em Portugal continental abaixo de 1%

Aljezur e Carrazeda de Ansiães são os dois únicos concelhos de Portugal continental onde menos de 1% da população foi infetada. Curiosamente, ambos os municípios somam 54 casos e a incidência é também quase idêntica.

Os restantes 18 municípios portugueses com menos de um em cada cem habitantes infetados localizam-se na Madeira e nos Açores.
Ver comentários
Saber mais DGS Portugal Lisboa Paços de Ferreira Guimarães Porto Loures Lousada Vimioso AML AMP covid casos incidência percentagem mapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio