Notícia
Trump tem alta esta noite
O presidente norte-americano anunciou que sairá do hospital pelas 18h30, hora de Washington. Serão 23h30 em Lisboa.
Donald Trump anunciou que sairá do hospital às 18h30 de Washington (23h30 em Lisboa) e que está a sentir-se "muito bem".
Ontem, os médicos do chefe da Casa Branca tinham já indicado que o presidente norte-americano poderia ter alta hoje, depois de ter sido internado por precaução na sexta-feira, 2 de outubro, no hospital militar Walter Reed – quando se soube que tinha testado positivo à covid-19.
No anúncio que fez no Twitter, Trump apelou aos norte-americanos para não recearem o coronavírus. "Não deixem que domine a vossa vida", escreveu.
I will be leaving the great Walter Reed Medical Center today at 6:30 P.M. Feeling really good! Don’t be afraid of Covid. Don’t let it dominate your life. We have developed, under the Trump Administration, some really great drugs & knowledge. I feel better than I did 20 years ago!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 5, 2020
"Durante a Administração Trump, desenvolvemos excelentes fármacos e conhecimentos. Sinto-me melhor do que há 20 anos!", acrescentou.
Sean Conley, médico da Casa Branca, também já se pronunciou, tendo dito que nas últimas 24 horas o presidente continuou a melhorar.
"Trump poderá não estar completamente fora de perigo", mas os restantes cuidados de saúde poderão ser-lhe administrados com toda a segurança na Casa Branca, acrescentou, citado pela Bloomberg.
O presidente irá receber uma quarta dose de um medicamento antiviral, o Remdesivir, antes de sair do hospital, e uma quinta dose já na Casa Branca, referiu a sua equipa médica.
Ainda assim, Conley admite que o rumo das coisas poderá sofrer uma reviravolta, pelo que se manterão cautelosos.
Trump recebeu também doses de outros dois fármacos, incluindo um ‘cocktail de anticorpos" e dexametasona – um medicamento corticosteroide usado para tratar inflamações em pacientes com covid-19.
Hoje, a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, divulgou ter testado positivo à covid-19. Tratou-se do 13.º caso de coronavírus no círculo do presidente Donald Trump.
O novo coronavírus já infetou mais de 7,4 milhões de norte-americanos e provocou a morte a mais de 210.000 desde fevereiro, segundo os dados compilados pela Bloomberg.
Hoje, Trump foi alvo de críticas por ontem ter saído do hospital para dar um passeio de automóvel para fazer um agradecimento aos seus apoiantes, podendo isso colocar em risco o motorista e elementos dos serviços secretos.
(notícia atualizada às 20:44)