Notícia
OMS avisa que covid-19 pode demorar 5 anos a ficar sob controlo
A cientista chefe da OMS defende ainda que uma vacina, para já, será a melhor hipótese que existe para sair desta situação.
A cientista chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que apenas dentro de quatro ou cinco anos a humanidade irá conseguir controlar a pandemia.
"Eu diria que num período de quatro a cinco anos estaremos a pensar controlar isto", disse a cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan, referindo-se à pandemia de covid-19, num webinar organizado pelo Financial Times.
A mesma cientista defende que uma vacina, para já, será a melhor hipótese que existe para sair desta situação, mas relembra as dúvidas relacionadas com a sua segurança, produção e distribuição igualitária.
Quando confrontado com os comentários feitos pela sua cientista chefe, o diretor de programas de emergência da OMS, Mike Ryan, admitiu que o novo coronavírus "pode nunca desaparecer" e acrescentou que controlar o vírus implica um "esforço massivo" mesmo se for encontrada uma vacina.
Até hoje, mais de 4,3 milhões de pessoas já foram infetados com a covid-19, e contam-se 297.465 mortes em todo o mundo, de acordo com os dados compilados pela Universidade de Johns Hopkins.