Notícia
Secretário de Estado francês aconselha população a evitar férias em Portugal
Clement Beaune, secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, recomenda aos gauleses que fiquem no país durante as férias. Caso optem por sair, pede para evitarem Portugal e Espanha devido à "situação preocupante" da covid-19.
Beaune lembrou que "a situação é particularmente preocupante em Espanha e Portugal", pedindo aos franceses que optassem por se manter no país durante o período de férias. Caso saiam de França, o membro do executivo pediu para evitarem estes dois países.
A 25 de junho, a Alemanha classificou Portugal como uma zona com "variantes de preocupação", nomeadamente devido à propagação da estirpe Delta, o que na prática resultou numa proibição de viagens em vigor desde a semana passada devido à ativação do mecanismo travão da UE para fazer face a situações preocupantes.
Como estão Portugal e Espanha?
Esta quarta-feira, 8 de julho, Portugal registou 3.285 novos infetados pela covid-19, o valor mais elevado desde 11 de fevereiro, segundo informa o boletim diário da Direção Geral de Saúde (DGS). O mesmo relatório dá ainda conta de mais 8 mortes causadas pela doença.
O índice de transmissibilidade agravou-se e é agora de 1,20 tanto a nível nacional como continental. O Rt era na segunda-feira de 1,19 no país e 1,20 se excluídas as ilhas.
Também a incidência piorou e atingiu os 247,3 casos a nível nacional e 254,8 casos por 100 mil habitantes (média dos últimos 14 dias) no continente. Os valores eram de 224,6 a nível nacional e 231 no continente.