Notícia
Mercadona adia abertura de supermercados em Portugal
A loja de Aveiro, que devia ser inaugurada na próxima semana, vai continuar de portas fechadas devido à covid-19. Seria a primeira de dez aberturas programadas para este ano pela marca espanhola deste lado da fronteira.
A Mercadona decidiu adiar a abertura do primeiro supermercado em Aveiro, localizado na Avenida Europa (Estrada Nacional 109), que estava prevista para a próxima terça-feira, 24 de março. A decisão é justificada pelo "estado de alerta declarado devido à covid-19".
Esta era a primeira de dez aberturas programadas para 2020 por parte da retalhista espanhola, que arrancou o processo de internacionalização deste lado da fronteira. Em 2019 abriu a primeira dezena de lojas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
Sem informações sobre a data de inauguração, na lista de localizações que tinham sido confirmadas para este ano estão Paços de Ferreira, Aveiro, Trofa, Águeda, Penafiel, Santo Tirso, Ermesinde e Viana do Castelo, além de uma segunda unidade no concelho aveirense.
"A Mercadona está a concentrar todos os seus esforços em proteger a saúde e segurança dos seus colaboradores e clientes e em oferecer um serviço e o sortido necessário para que os nossos Chefes [clientes] façam a sua compra habitual", sustenta a empresa.
Como o Negócios noticiou esta segunda-feira, 16 de março, os supermercados da companhia sediada em Valência passaram a estar abertos apenas das 9h às 20h, com um máximo de 80 clientes em simultâneo e várias outras medidas preventivas, que vão da higiene à política de devoluções.
Com quase mil trabalhadores em Portugal, onde faturou 32 milhões de euros no ano de estreia, a empresa liderada por Juan Roig determinou que todos os colaboradores espanhóis em Portugal ou portugueses em Espanha voltam para casa e anunciou um prémio equivalente a 20% do salário bruto para todos os funcionários, "em reconhecimento do esforço" que está a ser realizado para manter as operações.