Notícia
Marta Temido admite encerramento de todas as escolas
A ministra da Saúde indicou que a decisão final será tomada esta quinta-feira e alertou para a aceleração nos contágios referindo que a variante britânica poderá representar 60% dos novos casos dentro de uma semana.
O Governo tomará a decisão sobre se encerra de imediato todas as escolas esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, disse esta noite a ministra da Saúde em entrevista à RTP.
Marta Temido sublinhou que "a situação agravou-se" e que na reunião desta quarta-feira com os especialistas lhe foi transmitido que a nova variante poderá representar 60% dos novos casos já "dentro de mais uma semana". Atualmente, disse, "estimamos que represente cerca de 20%".
Na terça-feira, no Parlamento, António Costa já tinha admitido a possibilidade de encerrar os estabelecimentos de ensino caso a variante britânica se tornasse predominante.
"Estamos a caminhar sobre gelo muito fino", desabafou.
Marta Temido assegurou que os médicos ainda não têm de optar sobre quais os doentes que deixam morrer. "Medicina de catástrofe ainda não está a acontecer, mas estamos próximos", alertou.
Portugal registou esta quarta-feira recordes de contágios e mortes num só dia. A DGS reportou 14.967 novos contágios e 219 óbitos ocorridos na terça-feira, 19 de janeiro. Os números desde o início do ano fazem de janeiro já o mês com mais casos e mortes desde o início da pandemia. Aliás, as mortes nestes 19 dias são apenas menos 51 do que as registadas nos primeiros oito meses da pandemia.
Estes dados colocam Portugal como o país do mundo com maior número de contágios por milhão de habitantes e na segunda posição em mortes por milhão de pessoas.