Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há mais três concelhos acima do limite de risco e incidência sobe em 112 municípios

No espaço de uma semana o número de concelhos acima do limite de risco definido pelo Governo subiu de 26 para 29. A incidência aumentou em 112 dos 308 municípios do país. Veja no mapa a situação no seu.

  • ...
O número de concelhos que superam o limite de risco da covid-19 definido pelo Governo aumentou de 26 para 29 no espaço de uma semana. Os dados divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS) revelam ainda que 112 municípios - mais de um terço do total - registaram um aumento da incidência da pandemia.

Segundo os números hoje revelados - que abrangem o período de 24 de março a 6 de abril -, há 29 concelhos com 120 ou mais contágios por 100 mil habitantes em 14 dias. Destes, 22 localizam-se em Portugal Continental, aqueles em que o limite definido pelo Governo no âmbito do plano de desconfinamento tem efeitos práticos.

Na anterior listagem, divulgada segunda-feira e que cobria o período de 17 a 30 de março, eram 26 os municípios acima dos 120 casos, sendo 19 no Continente.



Dos 29 concelhos que superam o limiar há nove que ultrapassam os 240 casos por 100 mil residentes, estando no patamar mais elevado de risco. Excluindo as regiões autónomas, são seis os municípios nesta situação.

Concelhos acima dos 240 casos por 100 mil habitantes:
Alandroal
Barrancos
Machico
Moura
Nordeste
Odemira
Portimão
Rio Maior
Vila Franca do Campo

Concelhos com 120 a 240 casos por 100 mil habitantes

Albufeira
Almeirim
Beja
Carregal do Sal
Figueira da Foz
Lagoa
Marinha Grande
Miranda do Corvo
Paços de Ferreira
Penalva do Castelo
Penela
Ponta Delgada
Porto de Mós
Porto Moniz
Ribeira de Pena
Santa Cruz
Santana
Vila do Bispo
Vila Franca de Xira
Vimioso

Olhando para a listagem, verifica-se que dos 19 concelhos do Continente que arriscam ver o desconfinamento travado na próxima fase - a 19 de abril - deixam de estar na "zona de risco" quatro municípios: Borba, Cinfães, Figueiró dos Vinhos e Soure.

Por outro lado, embora não corram o risco de serem já penalizados no alívio de restrições previsto para 19 de abril, há sete novos concelhos a superarem o limite de risco: Almeirim, Barrancos, Miranda do Corvo, Paços de Ferreira, Penalva do Castelo, Porto de Mós e Vila Franca de Xira.

Aqui destaca-se Barrancos, que vê a incidência disparar no espaço de uma semana de zero para 428. Tendo em conta a dimensão do concelho, isto corresponde a sete infeções.

Incidência sobe em mais de um terço dos concelhos

Os números de hoje mostram ainda que a incidência aumentou em 112 dos 308 concelhos. Ao nível do Continente registaram-se agravamentos em 103 dos 278 municípios, ou seja 37%.

As maiores subidas no número de casos por 100 mil habitantes ocorreram nos concelhos de Nordeste (494), Barrancos (428), Alandroal (381) e Vila Franca do Campo (235).

Em 73 municípios a incidência manteve-se e nos restantes 121 baixou.

Do lado das descidas, destacam-se os concelhos de Ribeira de Pena (-150), Ribeira Brava (-112), Figueiró dos Vinhos (-90 ) e Cinfães (-82). De notar que Ribeira de Pena, Figueiró dos Vinhos e Cinfães pertencem ao lote de 19 municípios em risco de ver o desconfinamento suspenso.
Ver comentários
Saber mais DGS Governo Direção-Geral de Saúde Continente Alandroal Barrancos Almeirim Vila Franca de Xira Paços de Ferreira concelhos covid incidência desconfinamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio