Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há mais 220 casos e uma morte por covid em Portugal. Incidência estabiliza e R(t) desce para 1

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 220 novos casos de infeção pelo coronavírus e mais um óbito relacionado com a covid-19. A incidência estabilizou face a sexta-feira e o índice de transmissibilidade, o R(t), também baixou a nível de Portugal Continental para 1.

19 de Abril de 2021 às 14:02
  • 1
  • ...
Nas últimas 24 horas foram registados em Portugal mais 220 casos de pessoas infetadas pela covid-19, segundo os dados revelados esta segunda-feira, 19 de abril, pela Direção Geral de Saúde (DGS). 

No que respeita aos óbitos relacionados com o vírus, foi registada mais uma vítima mortal. O único óbito registado ocorreu nos Açores.

Para efeitos da matriz definida pelo Governo para acompanhar o processo de desconfinamento, a incidência subiu muito ligeiramente, sendo agora de 71,8 por 100 mil habitantes em 14 dias (68,1 casos considerando apenas Portugal Continental). Na sexta-feira os valores eram de 71,6 e 68, respetivamente. De notar que os dados da incidência e do R(t) calculados pelo INSA reportam-se a cinco dias atrás, neste caso, à passada quarta-feira.

No que diz respeito ao índice de transmissibilidade, o R(t) em Portugal Continental desceu de 1,04 para 1 e a nível nacional desceu de 1,06 para 1. Portugal entrou esta segunda-feira na terceira fase de desconfinamento, sendo que apenas nos 10 concelhos de nível de risco elevado haverá uma pausa ou marcha atrás.

Desde o início da pandemia faleceram 16.946 pessoas em Portugal com covid-19.

Com os números conhecidos esta segunda-feira, a média diária de novos casos dos últimos sete dias desceu para 494, o número mais baixo desde 8 de abril.

Nos últimos 14 dias, Portugal acumulou 75 novos casos por 100 mil habitantes, tendo por base a estimativa de população mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) e os dados divulgados diariamente pela DGS. Este indicador, muito utilizado internacionalmente para medir a propagação do vírus e critério determinado pelo Governo para considerar os concelhos em risco, supera metade do limite de 120 casos por 100 mil habitantes definido pelo Governo para o plano de desconfinamento.



Internamentos com maior subida em dois meses

O relatório da DGS mostra 547 pacientes dados como recuperados, elevando o total de recuperações para 789.216. 

Assim, os casos ativos, que são calculados subtraindo ao total de casos confirmados os doentes recuperados e os óbitos, desceram em 328, para 25.059, o que representa um novo mínimo desde 30 de setembro.

No diz respeito aos números nos hospitais, registam-se aumentos nos internamentos, algo que normalmente sucede às segundas-feira, por serem dadas menos altas hospitalares durante o fim de seman. Estão agora internados mais 26 pacientes em Portugal, que colocam o total em 454. Esta é a maior subida diária desde 21 de fevereiro.

No que respeita aos casos mais graves, de doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), há mais três doentes, colocando o total de pacientes internados em UCI nos 112.



Norte com mais casos pelo quarto dia

Dos novos casos identificados no país, 97 foram registados no Norte, o que representa 44% do total nacional. Este é o quarto dia consecutivo em que o Norte é a região com mais novos infetados.

Dos restantes novos casos, 56 ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o que representa 25% do total, 24 no Centro, 15 na Madeira, 14 nos Açores, 9 no Alentejo e 5 no Algarve.


O único óbito registado ocorreu nos Açores.

Ver comentários
Saber mais boletim diário DGS coronavírus covid-19 casos mortes internamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio