Notícia
França e Países Baixos voltam para a lista de quarentena obrigatória do Reino Unido
O Reino Unido vai voltar a impor a quarentena obrigatória para as pessoas provenientes de França e dos Países Baixos, por causa do aumento no número de infetadas pelo novo coronavírus nestes dois países, foi hoje anunciado.
De acordo com uma publicação feita na rede social Twitter pelo secretário de Estado dos Transportes do Governo britânico, Grant Shapps, as informações disponíveis sobre a evolução da pandemia em vários países indicam que é necessário "remover França, os Países Baixos, o Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba" da lista de países seguros, para "manter os rácios de infeção baixos".
Data shows we need to remove France, the Netherlands, Monaco, Malta, Turks & Caicos & Aruba from our list of #coronavirus Travel Corridors to keep infection rates DOWN. If you arrive in the UK after 0400 Saturday from these destinations, you will need to self-isolate for 14 days.
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) August 13, 2020
Por isso, a partir de sábado, qualquer cidadão que chegue ao Reino Unido provenientes de um destes destinos, terá de ficar em isolamento durante 14 dias.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 750 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
O Reino Unido contabiliza mais 313 mil casos e 46.706 mortes desde o início da pandemia, enquanto França tem mais casos diagnosticados de covid-19 (331 mil), mas menos óbitos (30.388).
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.