Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha vai recuar na exigência de testes na fronteira. MNE fala em “lapso”

Augusto Santos Silva avançou que a exigência de um teste negativo para passar na fronteira terrestre, anunciada por Espanha, foi um “lapso que será corrigido hoje”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Augusto Santos Silva, contabiliza 26 investimentos britânicos nos últimos dois anos.
Miguel A. Lopes/Lusa
08 de Junho de 2021 às 09:24
  • ...
Em declarações à TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros avançou que Espanha vai corrigir a norma apresentada no domingo, que obrigava quem passasse a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha a apresentar um teste negativo à covid-19 ou um comprovativo de vacinação.

"As autoridades espanholas foram muito rápidas e responderam com prontidão aos nossos pedidos de esclarecimento ainda durante a noite de ontem [segunda-feira]", indicou o ministro.

Augusto Santos Silva garantiu à TSF que a correção será reposta. Desta forma, a circulação pela fronteira terrestre entre Espanha e Portugal voltará a não estar sujeita à apresentação de um teste negativo ou de um eventual comprovativo de vacinação contra a covid-19. 

Perante o anúncio feito pelas autoridades espanholas, o Governo português mostrou-se perplexo face à nova regra. O ministro dos Negócios Estrangeiros chegou inclusive a prometer a aplicação de medidas idênticas para quem chegasse a Portugal através de Espanha, pela fronteira terrestre. 

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, notou como "muito estranho" que Espanha passasse a exigir um teste negativo para passar a fronteira terrestre sem que Portugal tivesse sido informado. "Naturalmente, tendo vindo de Espanha há dois dias, acho que não é estranho, é muito estranho que isso tenha ocorrido sem uma palavra ao Governo português", afirmou o Presidente, que frisou a estranheza de o país vizinho ter adotado "uma posição unilateral". 
 
(notícia atualizada)
Ver comentários
Saber mais Espanha Portugal MNE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio