Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DGS recomenda testes à covid em eventos familiares com mais de dez pessoas

A nova norma atualizada terça-feira pela DGS aponta ainda para a testagem em eventos como casamentos e batizados. Para eventos culturais ou desportivos os testes devem ser feitos quando o número de participantes seja superior a mil, ao ar livre, e 500, em recintos fechados. É também recomendada a testagem a cada 14 dias para locais de trabalho com mais de 150 pessoas.

Stephanie Lecocq/EPA
16 de Junho de 2021 às 07:17
  • 4
  • ...

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).


A norma, referente à Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2, atualizada na terça-feira pela DGS, recomenda "a realização de rastreios laboratoriais em eventos familiares, designadamente casamentos e batizados, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes sempre que o número de participantes seja superior a dez".


Também em eventos de natureza cultural ou desportiva, a testagem é recomendada "sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado".


Já em contexto laboral, nos locais de maior risco de transmissão, como as explorações agrícolas e o setor da construção, aconselha-se a testagem com uma periodicidade de 14/14 dias, pode ler-se na norma da DGS.


Esta recomendação é igualmente aplicada em serviços públicos e locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores, independentemente do seu vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, adianta ainda.


A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.813.994 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 17.049 pessoas dos 859.045 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ver comentários
Saber mais Direção Geral da Saúde DGS testes eventos empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio