Notícia
DGS alerta que números de casos de covid-19 que circulam nas redes sociais são "falsos"
A atualização dos dados da pandemia relativos a quarta-feira só serão conhecidos no boletim oficial que será divulgado ao início da tarde, alertou a DGS.
A Direção-Geral de Saúde viu-se hoje obrigada a desmentir os números que estão a circular nas redes sociais relativos à pandemia, reforçando que só ao início da tarde irá publicar o habitual relatório com os dados oficiais.
"Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de COVID-19 em Portugal são falsos", refere a DGS no Twitter, adiantando que " informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação".
Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de COVID-19 em Portugal são falsos. A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação.
— DGS (@DGSaude) January 21, 2021
Ontem, antes de a DGS publicar o relatório com o recorde de casos e óbitos, já circulavam nas redes sociais e alguns meios de comunicação social os números de infeções e óbitos. Os casos acabaram por se confirmar, mas os óbitos ficaram aquém dos quase 300 que foram avançados.
Já depois de a DGS revelar que o número de óbitos em 24 horas era de 219, o Presidente da República mencionou aos jornalistas que tinham sido 290 óbitos.
"Eu penso até que são mais mortes do que 219, são 290, é mais grave", disse Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, logo a seguir, questionado sobre se tinha informação diferente da transmitida pela DGS, o Chefe de Estado recua: "Ah! São 219, então é 219, foi um lapso."