Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DGS admite dupla contagem de casos de infeção no Porto

Em declarações ao Jornal de Notícias, a Direção-Geral de Saúde admitiu que a metodologia de contagem utilizada poderá estar a conduzir a números mais altos do que os que realmente existem.

31 de Março de 2020 às 09:04
  • 3
  • ...

Depois de esta segunda-feira ter o Porto ter passado a estar no grupo dos concelhos com maior número de doentes com covid-19 e de ter sido inclusivamente equacionada a criação de uma cerca sanitária, sabe-se agora que, afinal, pode haver um problema com a contagem de casos, escreve o Jornal de Notícias.

Em declarações a este jornal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) explicou que está a ser utilizada uma "metodologia mista", que recolhe dados reportados pelas administrações regionais de saúde e pela plataforma Sinave (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), na qual os médicos inserem a informação sobre os doentes. Assim sendo, esta dupla contagem poderá estar a levar a que o universo de infetados possa "ser indevidamente maior do que o número de casos".

 

Esta segunda-feira, recorde-se, o Porto teria registado mais 524 novos casos, passando de 417 para 941. Porém, a ser assim, outros números teriam de estar errados, na medida em que ontem, em termos absolutos, a subida de casos reportados pela DGS foi de 446.

 

A partir de desta terça-feira, serão utilizados apenas os dados do Sinave, deixando de ser tidos em conta os dados reportados pelas autarquias, adianta ainda o Jornal de Notícias. No entanto, esta alteração pode levar a que sejam reportados apenas 70% a 75% do total de casos no país.

Ver comentários
Saber mais DGS Sinave Porto Jornal de Notícias economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio