Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Boris Johnson antecipa fim do lockdown no Reino Unido a 21 de junho

O primeiro-ministro britânico avançou que as restrições no Reino Unido poderão terminar a 21 de junho. O governante sublinhou também que as viagens internacionais precisam de continuar a ser monitorizadas atentamente, para evitar a importação de novos casos.

Lusa / EPA
04 de Maio de 2021 às 09:12
  • ...

As restrições no Reino Unido poderão ser levantadas no espaço de sete semanas, avançou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. De acordo com a agência Bloomberg, o governante traça o dia 21 de junho como a data para levantamento do lockdown que vigora no território. As declarações foram feitas durante a campanha eleitoral, já que Escócia, Gales e Inglaterra vão a votos para eleições locais a partir desta quinta-feira, dia 6 de maio. 


Johnson destaca que a campanha de vacinação a decorrer a bom ritmo e os dados favoráveis da situação epidemiológica no Reino Unido, caso se mantenham nas próximas sete semanas, permitirão levantar as restrições impostas. 


"Com a vacinação a correr como está - temos 50 milhões de vacinações hoje, um quarto da população adulta, uma em cada quatro pessoas, já receberam duas doses", afirmou. A combinação destes dados permitirá ao governo britânico arrancar com a próxima fase do desconfinamento no país, a 17 de maio, data em que a restauração poderá receber pessoas no interior dos espaços. Também será nessa data que as viagens internacionais, já a pensar na época de férias, poderão ser retomadas. 


Mas, caso esse cenário avance efetivamente, Johnson sublinhou a importância de manter as viagens internacionais sob vigilância, já que o país pretende evitar a importação de novos casos de covid-19. 


Lista de países "seguros" publicada em breve

Com o regresso das viagens a partir de meados de maio, os britânicos aguardam por uma lista de destinos considerados "seguros" relativamente à covid-19. O Reino Unido está a preparar esta lista, que será composta por países cuja situação epidemiológica relativamente à covid-19 é favorável, sendo permitida a estadia por parte de cidadãos britânicos, sem a necessidade de quarentena no regresso a casa.


De acordo com Liz Tuss, a ministra do Comércio britânica, esta lista será divulgada "em breve", ainda esta semana, indicou à Sky News. Os meios de comunicação britânicos indica que esta lista poderá ser publicada no final da semana. 

De acordo com o jornal The Sun, Portugal, um dos destinos que mais recebe turistas britânicos, deverá figurar nesta lista de países.

Ver comentários
Saber mais Boris Johnson Reino Unido covid-19 lockdown
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio