Notícia
Zona Euro cresceu 1% no primeiro trimestre
No primeiro trimestre, os 18 países da zona euro cresceram 1% em termos homólogos e 0,4% em relação aos três meses precedentes.
O conjunto das 18 economias da zona euro registou um crescimento de 1% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2014 e de 0,4% quando comparado com o período entre Outubro e Dezembro. Já no conjunto dos 28, os países cresceram 1,5% e 0,4%, respectivamente.
Segundo a segunda estimativa do Eurostat, divulgada esta terça-feira de manhã, o país mais dinâmico foi a República Checa, cuja economia está a avançar 4,2% em termos homólogos e 3,1% em termos trimestrais, seguido da Roménia, que cresce 4,2% em termos homólogos e 1,6% em cadeia.
Entre os parceiros da zona euro, Espanha e Chipre estão entre os mais dinâmicos. O país vizinho, que ainda esta segunda-feira viu o FMI subir a sua previsão de crescimento para 2015, está a crescer 2,7% em termos homólogos e 0,9% em relação aos últimos três meses de 2014. Já Chipre, depois de ter sido atingido por um terramoto financeiro, está agora a sair da recessão, tendo crescido 1,6% em cadeia.
Já a economia nacional avançou 0,4% entre Janeiro e Março, quando comparado com Outubro a Dezembro, e 1,5% em relação ao mesmo período de 2014.