Notícia
Zona Euro com inflação de 0,2% em Julho
A inflação na Zona Euro ficou em 0,2% em termos homólogos em Julho, avançou o Eurostat confirmando a sua primeira estimativa. Portugal registou 0,7%, o quarto maior valor da UE.
Os preços na Zona Euro aumentaram 0,2% em Julho face ao mesmo mês do ano passado, um aumento face aos 0,1% registados em Junho quando regressou a terreno positivo, mas longe da meta do BCE de garantir um aumento de preços em torno dos 2%. O valor confirma a primeira estimativa avançada também pelo Eurostat no final de Julho. Portugal continua a registar um dos valores mais elevados da Zona Euro.
"A inflação na Zona Euro foi de 0,2% em Julho de 2016, subindo dos 0,1% de Junho. Em Julho de 2015 a taxa foi de 0,2%", resume em comunicado o gabinete de estatísticas da União Europeia, que explica que restaurantes e vegetais estão a puxar pelos preços no Verão, o que contrasta com o contributo dos combustíveis.
"Os maiores impactos positivos na inflação da Zona Euro chegaram dos restaurantes e cafés (0,11 pontos percentuais), vegetais (0,09 pontos percentuais) e fruta (0,08 pontos percentuais), enquanto os combustíveis para transportes (-0,46 pontos percentuais), o combustível para aquecimento (-0,15 pontos percentuais) e o gás (-0,12 pontos percentuais) registaram os maiores impactos negativos", lê-se na mesma nota.
Os números divulgados a 18 de Agosto revelam ainda que Portugal, com 0,7%, regista a quarta maior inflação da União Europeia e terceira maior da Zona Euro, num mês em que 12 países da UE registaram quedas de preços.
"Em Julho de 2016, foram observadas taxas de inflação negativas em 12 Estados-membro. Os valores mais baixos anuais foram registados na Bulgária e na Croácia (ambos com -1,1%) e na Eslováquia (-0,9%). As taxas mais elevadas foram registadas na Bélgica (2%), Suécia (1,1%) e Malta (0,9%)", seguindo-se Portugal, na quarta posição.