Notícia
Taxa de inflação em Portugal estabiliza em -0,4%
A taxa de inflação em Portugal situou-se nos -0,4%, em Janeiro, um valor idêntico ao observado no mês anterior. Excluindo a alimentação e a energia a inflação foi de 0,3%.
O índice de preços no consumidor caiu 0,4%, em Janeiro, quando comparado com igual período do ano passado, revelou esta quarta-feira, 11 de Fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Excluindo os produtos alimentares e a energia, a taxa de inflação fixou-se nos 0,3%. Em ambos os casos a taxa de inflação foi idêntica à observada em Dezembro.
A justificar esta queda de preços no consumidor esteve o segmento de energia, com o índice relativo aos produtos energéticos a registar uma queda de 8%, em Janeiro quando comparado com o mesmo mês do ano passado, acentuando assim a variação negativa, já que em Dezembro a descida tinha sido de 6,6%.
Já o segmento de produtos alimentares não transformados aumentou 0,1%, regressando assim a uma variação positiva. Em Dezembro tinha sido de -0,4%.
"A classe com maior contribuição positiva para a variação homóloga do IPC foi a dos Restaurantes e hotéis, com uma variação homóloga de 1,3% (0,3 p.p. inferior à do mês anterior), seguida da classe das Bebidas alcoólicas e tabaco, com uma variação homóloga de 3,1% (variação igual à do mês anterior)", explica o INE.
(Notícia actualizada às 11h45 com mais informação)