Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de inflação abranda para os 0,4% em fevereiro

A taxa de inflação fixou-se nos 0,4% em fevereiro, desacelerando face aos 0,8% de janeiro e invertendo a subida que se verificava desde julho.

Pedro Catarino/Cofina
Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 11 de Março de 2020 às 11:44
Os preços no consumidor subiram 0,4% em fevereiro deste ano, o que representa uma travagem face aos 0,8% de janeiro, confirmou esta quarta-feira, 11 de março, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor representa uma inversão da tendência de subida que se tinha verificado na taxa de inflação em Portugal desde o verão. 

"A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 0,4% em fevereiro de 2020, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior", escreve o gabinete de estatísticas. As variações são em termos homólogos.

Esta taxa de inflação representa uma desaceleração face a janeiro, mês em que se atingiu um máximo de abril de 2019. Como mostra o gráfico, desde o ponto baixo de julho (-0,3%) que os preços no consumidor estavam a acelerar, uma tendência que foi agora interrompida.

Mais revelador que a inflação está em travagem - e que continua em níveis baixos - é o número da inflação subjacente. Excluindo os produtos energéticos e produtos alimentares não transformados - cujo preço é historicamente mais volátil pela maior exposição a choques temporários -, a taxa fixou-se nos 0,1% em fevereiro, abaixo dos 0,4%. 

A justificar este desempenho da taxa de inflação esteve o menor crescimento dos preços nos transportes e nas bebidas alcoólicas e tabaco, assim como a maior queda dos preços no vestuário e no calçado (-2,9%). Em sentido contrário esteve a aceleração do aumento dos preços nos restaurantes e hotéis e a menor redução dos preços nas comunicações.

Em fevereiro, a inflação média dos últimos 12 meses fixou-se nos 0,3%, abaixo dos 0,4% registados em janeiro. Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - o indicador que o Eurostat usa para comparar os países europeus - registou uma variação homóloga de 0,5% em fevereiro, abaixo dos 0,8% em janeiro.

O Governo prevê na proposta do Orçamento do Estado para 2020 uma variação de 1,1% para o IHCP português este ano. 

Rendas sobem 3,3% em fevereiro
"A variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 3,3% em fevereiro de 2020, taxa inferior em
0,1 p.p. à apurada no mês anterior", escreve o INE.

Em Lisboa, o crescimento das rendas é mais intenso (4,1%), sendo que os aumentos são transversais a todas as regiões do país. 
Ver comentários
Saber mais inflação economia zona euro portugal preços consumidores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio