Notícia
Taxa de desemprego subiu ligeiramente para 6,5% em maio
Os números divulgados esta segunda-feira pelo INE apontam para uma taxa de desemprego de 6,5% em maio, uma ligeira subida de 0,1 pontos percentuais face aos 6,4% de abril, agora confirmados pelo organísmo de estatísticas.
O INE estima que em maio a taxa de desemprego se situou nos 6,5%, ligeiramente acima dos 6,4% do mês anterior. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística e revelam, também, que em maio se verificou um aumento da população ativa: mais 0,1% face ao mês anterior e mais 1,5% face a maio de 2023.
Este aumento, porém, "resultou do acréscimo de 2,4% da população desempregada, uma vez que a população empregada se manteve praticamente inalterada" em relação ao mês anterior - aumentou, no entanto, 1,3% face ao ano passado, assinala o INE.
Em contrapartida, havia em maio mais 8.400 pessoas desempregadas, mais 0,1 pontos percentuais (pp) face a abril e 3,9% comparativamente a maio do ano passado.
No que toca à população inativa também pouco mudou em relação ao mês anterior, mas verifica-se que aumentou 1,9% em relação a um ano antes. São agora 2 443,4 mil pessoas. Esta evolução, explica o INE, "foi resultado do equilíbrio entre o decréscimo no número de inativos disponíveis para trabalhar, mas que não procuram emprego (mais 5,6%) e o acréscimo no número dos outros inativos (mais 0,1%) conjugado com o aumento no número de inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar (7,9%)".
(notícia atualizada com mais informação)