Notícia
Sentimento económico melhora na Zona Euro
Indicadores da Comissão Europeia apontam para um subida ligeira de confiança na indústria, que contrasta com os dados mais negativos oferecidos pelos índices privados dos gestores de compras.
O indicador de sentimento económico produzido pela Comissão Europeia aponta para uma melhoria em agosto, incluindo dados mais positivos para a indústria transformadora, setor que tem persistido em quebras de produção até aqui.
Nos novos indicadores publicados nesta quinta-feira, o sentimento económico nos países do euro regista uma subida de 0,6 pontos no índice, que avança para 96,6 pontos, mais próximo da média histórica e revertendo um período prolongado de descidas.
A inversão de tendência ocorre, segundo a publicação, após uma revisão de dados passados com correções nos dados dos inquéritos às empresas francesas.
Os serviços da Comissão indicam que as expectativas de emprego também conheceram em agosto uma melhoria significativa, avançando 1,3 pontos na Zona Euro, para uma marca de 99,2 pontos, já muito próxima da tendência de longo prazo.
A melhoria no sentimento económico observada vem, segundo a nota de hoje, refletir maior confiança da parte da indústria transformadora, serviços e comércio, ao passo que o setor da construção e a confiança dos consumidores caem ligeiramente para a Zona Euro.
Por países, França é responsável por uma marcada melhoria, em 4,3 pontos, naquele que foi o mês dos Jogos Olímpicos. O índice de gestores de compras da S&P Global tinha já dado conta deste efeito, que poderá ter tido um impacto temporário na atividade dos serviços.
Espanha melhora também em 1,3 pontos, os Países Baixos em 0,9 pontos, e a Polónia em 0,3 pontos. O sentimento deteriora-se contudo na Alemanha, numa quebra de 1,7 pontos, num momento em que os indicadores de sentimento germânico fazem recear um prolongamento da contração económica ocorrida no segundo trimestre.
Itália também surge agora pior, numa quebra de 1,2 pontos no indicador de sentimento económico.
Se a melhoria global para a Zona Euro e a forte subida de sentimento em França surgem em linha com os indicadores privados dos gestores de compra, os dados da Comissão surgem mais favoráveis no que diz respeito à evolução da confiança industrial.
São sinalizadas melhorias em 0,7 pontos no sentimento económico da indústria, apoiadas por maiores expectativas de produção e alguma subida de stocks. Contudo, sai deteriorada a apreciação das carteiras de encomendas atuais (apesar de alguma melhoria no indicador relativo a exportações).
Também nos serviços há uma melhoria em 1,3 pontos, e de 1,0 pontos no comércio. Já na construção há uma ligeira deterioração, em 0,1 pontos, enquanto a confiança dos consumidores recua de -13,0 para -13,5 pontos no espaço do euro.