Notícia
Preços da produção industrial aceleram na Europa e sobem 16% em termos homólogos
Em Setembro, os preços da produção industrial subiram 16% em termos homólogos, tanto na zona Euro como na União Europeia. Face ao mês anterior também aceleraram, de forma até mais expressiva em Portugal.
Os preços da produção industrial estão a acelerar. Em setembro, subiram 16% na zona euro e 16,2% na União Europeia, puxados pelos preços da energia, quando no mês anterior a subida não tinha ido além dos 13,5%.
Os dados hoje divulgados pelo Eurostat revelam que a subida homóloga foi puxada por subidas de 40,7% no setor da energia (e aumentos menores noutros preços, como os bens intermédios), na zona euro.
Excluindo a energia, os preços subiram 8,1% na zona euro e 8,3% na União Europeia, também em termos homólogos.
Face a 2015, a subida dos preços da produção industrial é de 18% na Zona Euro e de 19% na União Europeia, sendo especialmente pronunciada nos últimos meses.
Os dados revelam também uma aceleração de preços face ao mês anterior, de agosto, já que sobem 2.7% tanto na zona euro como na União Europeia, quando em agosto tinham aumentado 1,1%.
"Os preços da produção industria subiram em todos os Estados Membros, com as maiores subidas mensais a serem registadas na Irlanda (23,2%) na Dinamarca (8,4%) e na Grécia (5,8%)", destaca o gabinete de estatísticas europeu.
Em Portugal a subida foi de 2,9% em relação ao mês anterior (acima da média europeia) e de 15,3% em termos homólogos (abaixo da média).
Notícia atualizada com mais informação.