Notícia
ISEG estima que Portugal tenha crescido 1,2% no segundo trimestre (correcção)
O ISEG estima que a economia nacional tenha crescido 1,2%, em termos homólogos, no segundo trimestre do ano.
"Com base nos dados quantitativos disponíveis, referentes a Abril e Maio e parcialmente a Junho, estima-se em 1,2% o crescimento homólogo do PIB no segundo trimestre de 2016", revela o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) na síntese de conjuntura de Julho publicada esta segunda-feira, 1 de Agosto.
Já em relação ao trimestre anterior, a economia nacional terá crescido 0,6%.
Esta estimativa surge depois de em Junho o ISEG ter revisto em baixa a sua estimativa para a evolução da economia no acumulado do ano. Em Junho, o ISEG baixou para 1,45% o ponto médio do seu intervalo de previsão para o crescimento da economia portuguesa no conjunto do ano de 2016. Na nota de conjuntura de Junho, o ISEG dizia que "o crescimento do PIB foi revisto em baixa para um intervalo entre 1,3 a 1,6%, que denota a incerteza prevalecente em relação a alguns agregados". Em Fevereiro, o ISEG apontava para intervalo de previsão de maior probabilidade entre 1,5% e 1,9%, centrado em 1,7%.
Na síntese de Julho, o ISEG admite que ainda faltam ser conhecidos alguns dados referentes ao segundo trimestre do ano, mas tudo aponta para que o crescimento se situe em 1,2%.
O ISEG não está sozinho nesta perspectiva menos optimista para a economia nacional. Na semana passada, a Católica também revelou estar mais pessimista apontando para que a economia cresça 0,9% no global do ano, menos 0,4 pontos percentuais do que a anterior previsão. Já em relação ao segundo trimestre, a previsão da Católica aponta para um crescimento homólogo de 0,7% e de 0,1% em cadeia.
(Correcção: Inicialmente referia-se que o ISEG tinha revisto em baixa as estimativas. Mas estava a ser feita a comparação entre a previsão para o segundo trimestre e a estimativa para o acumulado do ano).