Notícia
Inflação acelerou na Zona Euro e União Europeia em Novembro
A inflação anual acelerou na Zona Euro e União Europeia, no mês de Novembro e Portugal registou o quinto ritmo mais lento de crescimento do nível geral dos preços, segundo os dados do Eurostat.
A subida anual do nível geral dos preços acelerou de 0,7% para 0,9%, na Zona Euro, de Outubro para Novembro, segundo os dados divulgados esta manhã pelo Eurostat. Na União Europeia (UE) o ritmo anual de subida dos preços passou de 0,9% para 1,0%.
A subida da taxa de inflação ocorre depois de os Banco Central Europeu ter reagido aos dados de Outubro para a Zona Euro com uma descida da taxa de juro de referência de 0,5% para 0,25%.
O ritmo de subida do nível geral dos preços continua lento, apesar da aceleração da inflação, reflectindo o impacto que a crise nas economias da periferia teve na região da moeda única. Há um ano, em Novembro, o ritmo anual da inflação saldou-se em 2,2% e 2,4%, para a Zona Euro e União Europeia, respectivamente.
O nível baixo da inflação verifica-se em toda a Europa mas Portugal é um dos países com um ritmo mais lento na região. O índice harmonizado dos preços cobrados aos consumidores cresceu 0,1% em Portugal, depois de ter estagnado em Outubro, sendo esta quinta evolução mais frágil da região do Velho Continente.
A Grécia foi o país que registou a maior deflação da região, com os preços a caírem 2,2%, face ao ano passado. A Letónia, que vai adoptar o euro como moeda oficial em Janeiro, registou uma deterioração de 0,3% do nível geral dos preços, conforme medido pelo gabinete europeu de estatísticas.
Ainda que o ritmo de inflação para as regiões da Zona Euro e União Europeia tenha aumentado, verificaram-se quebras dos preços em cadeia de 0,1% em ambas as regiões.