A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação desacelera para 9% em agosto. É o primeiro recuo em 12 meses

Os dados do INE apontam para que, em agosto, a taxa de inflação tenha atingido 9%, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior. Esta é a primeira queda (ainda que ligeira) nos últimos 12 meses, justificada por uma menor pressão nos preços da energia.

Uma subida acentuada dos bens alimentares pode afetar mais as famílias de rendimentos mais baixos, uma vez que gastam uma maior parte do seu salário em alimentação.
GettyImages
31 de Agosto de 2022 às 09:34
  • 21
  • ...
A inflação desacelereou para 9% em agosto, face ao ano passado, segundo a estimativa rápida publicada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em comparação com o mês anterior, a taxa de inflação registou uma ligeira queda de 0,1 pontos percentuais, após ter tocado máximos de 30 anos.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,0% em agosto (9,1% em julho)", indica o INE. Esta é a primeira queda nos últimos 12 meses.

O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá mantido uma trajetória ascendente: atingiu os 6,5% em agosto, mais 0,3 pontos percentuais do que o registado no mês anterior. Este é o valor mais elevado desde março de 1994.



Nos produtos energéticos, a taxa de variação homóloga situou-se em 24%, menos 7,2 pontos percentuais do que no mês precedente. Já o índice referente aos produtos alimentares não transformadas terá registado uma subida homóloga de 15,4%, mais 2,2 pontos percentuais do que no mês de julho.

Na variação em cadeia (de julho para agosto), a variação da taxa de inflação terá sido negativa (-0,3%). 

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite a comparação com outros Estados-membros da União Europeia, terá registado uma variação homóloga de 9,4%, um valor idêntico ao do mês anterior. Estima-se ainda uma variação média nos últimos doze meses de 5,3%.

Os dados definitivos serão publicados no próximo dia 12 de setembro.

(notícia atualizada às 9h41)
Ver comentários
Saber mais inflação preços consumidor INE energia queda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio