Notícia
INE confirma subida da inflação para 1% em Maio
O crescimento dos preços acelerou de 0,4%, em Abril, para 1%, em Maio, reflectindo a dissipação dos efeitos de calendário e o aumento dos combustíveis.
A taxa de inflação em Portugal subiu de 0,4%, em Abril, para 1%, em Maio, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, 12 de Junho, confirmando os dados avançados na primeira leitura, a 30 de Maio.
De acordo com o INE, a aceleração do crescimento dos preços reflecte o aumento dos combustíveis e a dissipação dos efeitos de calendário (este ano, a Páscoa foi a 1 de Abril e, em 2017, em meados do mês).
"A aceleração do IPC reflecte a dissipação do efeito de base associado ao calendário da Páscoa em 2017, tal como referido no destaque do mês anterior, e também a evolução recente dos preços dos combustíveis", informa o INE.
Por classe de despesa, é de destacar a aceleração dos preços nos Transportes, e Restaurantes e Hotéis, de 3,8% e 2,9%, respectivamente. Em sentido oposto, o INE assinala a diminuição da taxa de variação homóloga da classe dos Bens e Serviços diversos.
Excluindo produtos alimentares não transformados e produtos energéticos, a chamada inflação subjacente fixou-se em 0,6%, o que compara com 0,2% no mês anterior.
Em termos mensais, os preços cresceram 0,4%, em Maio, depois da subida de 0,7% observada em Abril.
A primeira leitura relativa ao mês de Junho será revelada pelo INE no próximo dia 29.