Notícia
Indústria portuguesa terminou 2016 em forte alta
A produção industrial aumentou 5,1% em Dezembro, com o impulso da energia. Apesar do impulso de final de ano, no conjunto de 2016 registou-se um abrandamento face ao ano anterior.
O índice que mede a produção industrial em Portugal terminou 2016 em forte alta, registando um crescimento homólogo de 5,1% em Dezembro.
De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, este forte crescimento no último mês de 2016 compara com o aumento de 1,9% em Novembro.
Esta aceleração ficou a dever-se ao desempenho do agrupamento de energia, que disparou 20,2%, bem como à recuperação das indústrias transformadoras, onde a produção passou de uma queda de 0,4% em Novembro para um aumento de 1,8% em Dezembro.
O índice total registou em Dezembro o melhor mês de 2016, mas foi insuficiente para impedir uma desaceleração no conjunto do ano.
No ano passado, a produção industrial aumentou 1% face a 2015, ano em que tinha crescido 1,8%. Também na evolução anual o agrupamento de energia foi determinante, ao registar um crescimento de 11,1%. Já o índice que mede a evolução das indústrias transformadoras registou uma queda de 1,1% no ano passado, depois de em 2015 ter aumentado 1,2%.
Analisando apenas o quarto trimestre confirma-se a aceleração da produção industrial, com um crescimento homólogo de 2,1%, que compara com o aumento de 0,4% registado no trimestre anterior.