Notícia
Exportações portuguesas aceleraram no primeiro trimestre e importações caíram menos
A venda de bens ao exterior voltou a crescer no primeiro trimestre deste ano, depois da queda homóloga de quase 6% registada nos últimos três meses de 2020.
Nos primeiros três meses deste ano, as exportações portuguesas de bens aumentaram 6% face ao mesmo período do ano passado, depois da quebra homóloga de 3,2% registada no último trimestre de 2020, aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE) na primeira estimativa rápida do comércio internacional de bens, divulgada esta quarta-feira.
Já as importações caíram 5,7% em relação ao período homólogo, menos do que a descida de 9,9% observada nos últimos três meses do ano passado.
"No 1º trimestre de 2021, de acordo com a estimativa rápida do Comércio Internacional de bens, as exportações de bens aumentaram 6% e as importações diminuíram 5,7%, relativamente ao período homólogo. No 4º trimestre de 2020 as taxas de variação homóloga tinham sido, respetivamente, -3,2% e -9,9%", informa o INE.
Os dados integram a primeira estimativa rápida do INE dos dados do comércio internacional, baseados em informações recolhidas até 25 dias após o período em análise.
O gabinete de estatística sublinha, porém, que a divulgação mais precoce de resultados "comporta uma maior probabilidade de revisões refletindo o menor volume de informação primária disponível", particularmente sobre o último mês do trimestre.
Os dados completos, com detalhes sobre categorias de produtos e países serão divulgados no próximo dia 10 de maio.