Notícia
Espanha acelera e Itália volta a contrair
No conjunto de 2019 o PIB de Espanha cresceu 2%, o que representa o pior resultado em cinco anos.
A economia espanhola terminou 2019 a acelerar, com o PIB do país vizinho a crescer 0,5% entre os últimos três meses do ano e o trimestre anterior.
Esta ligeira aceleração (PIB tinha crescido 0,4% no terceiro trimestre) permitiu à economia espanhola registar um crescimento anual de 2% em 2019, o que apesar de ser um dos piores registos dos últimos anos, representa um desempenho superior à grande parte dos países europeus.
O El País nota que o crescimento de 2% é o mais baixo em cinco anos, mas que este desempenho foi obtido num ano de abrandamento da economia mundial marcado pela guerra comercial entre China e EUA.
A evolução no quarto trimestre foi superior ao estimado pelos economistas, que apontavam para um crescimento em cadeia de 0,4% e homólogo de 1,7% (comparando com o quarto trimestre de 2018 o crescimento foi de 1,8%).
A evolução da economia espanhola no quarto trimestre contrasta com o que se verificou nos países vizinhos.
A economia francesa registou uma contração de 0,1% no quarto trimestre e em Itália o desempenho foi ainda pior.
O PIB de Itália registou uma contração de 0,3% quando comparado o quarto com o terceiro trimestre do ano passado, o que representa a quebra mais forte na economia italiana em sete anos.
A economia italiana vinha de dois trimestres a crescer apenas 0,1% em cadeia e a contração no quarto trimestre surpreendeu pela negativa. Na comparação do quarto trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018 o PIB estagnou e na totalidade do ano cresceu apenas 0,2%.
O Eurostat revela às 10:00 a evolução do PIB da Zona Euro. O PIB de Portugal só será conhecido a 14 de fevereiro.