Notícia
Economia europeia a caminho do melhor trimestre em oito anos
A economia europeia continua a dar sinais de forte crescimento, sendo que a expansão terá acelerado no primeiro trimestre para o ritmo mais forte em oito anos.
O índice de gestores de compras PMI para a Zona Euro recuou em Fevereiro para 57,5 pontos, contra 58,8 em Janeiro, anunciou a IHS Markit que, ainda assim, aponta para um ritmo de expansão forte na Zona Euro.
De acordo com a IHS Markit, a actual leitura deste índice, que mede a actividade do sector dos serviços e indústria, aponta para um crescimento do PIB de 0,9% no primeiro trimestre na Zona Euro, o que a confirmar-se representa o ritmo de expansão mais forte em oito anos.
A melhoria do sentimento dos empresários "é um bom presságio, sugerindo que as empresas acreditam que este abrandamento será temporário", refere Chris Williamson, "chief business economist" da IHS Markit, adiantando que o "a taxa de crescimento permanece impressionante".
O relatório da IHS mostra ainda que o crescimento das encomendas abrandou em Fevereiro para o ritmo mais baixo em cinco meses, embora a taxa de crescimento das contratações esteja ao nível mais elevado em 17 anos.
Nas duas maiores economias do euro, a actividade económica abrandou em França enquanto a economia alemã terá crescido ao ritmo mais forte em sete anos no primeiro trimestre.
O bom arranque de ano na economia europeia surge depois de em 2017 o PIB da Zona Euro ter crescido 2,5%, o que traduz o crescimento mais forte em dez anos.