Notícia
Desemprego na Grécia atinge novo recorde em Novembro
A taxa de desemprego na Grécia chegou aos 27% em Novembro de 2012, um novo máximo que corresponde a uma subida homóloga de 6,2%. O crescimento mensal foi de 0,4%. Os jovens continuam a ser os mais afectados.
O desemprego atingiu 27% em Novembro do ano passado, o que representa um aumento de 6,2% face aos 20,8% registados em igual mês do ano anterior. Em Outubro o indicador tinha registado o, então recorde, de 26,6%. Os dados referidos pelo “The Economic Times” foram divulgados esta quinta-feira pela agência de estatística grega.
Os jovens entre os 15 e os 24 anos são os mais afectados pelo desemprego, 61,7% estavam desempregados em Novembro, o que corresponde a um aumento de 5,1%, face ao mês anterior.
A Grécia enfrenta o sexto ano consecutivo de recessão, estando dependente da ajuda internacional desde Maio de 2010. Para cumprir as metas previstas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia (UE), a Grécia teve de implementar medidas de austeridade de forma a cortar despesa e obter receitas.
As medidas de austeridade impostas levaram a uma redução dos salários, aumento de impostos e atirou o país para uma recessão. O fim de dezenas de milhares de negócios no país está também a contribuir para o aumento do número de desempregados.