Notícia
Crescimento do consumo privado abrandou no Natal
O indicador que mede a actividade económica estabilizou em Dezembro e o consumo privado abrandou, de acordo com o Banco de Portugal.
A actividade económica estabilizou e o consumo privado cresceu menos em Dezembro, indicando algum abrandamento da economia portuguesa no mês do Natal.
O indicador do Banco de Portugal para medir a actividade económica em Portugal cresceu 1% em Dezembro, estabilizando face ao registado no mês anterior. Já o indicador para o consumo privado cresceu 1,7%, abaixo dos 2% registados em Novembro. O crescimento registado em Dezembro é o mais reduzido desde Janeiro de 2014, mês em que também se situou em 1,7%.
O Banco de Portugal assinala que a actividade económica tem apresentado uma estabilização face ao longo do ano, ao contrário do registado no indicador do consumo privado, que tem vindo a registar uma tendência de queda.
Em Agosto a actividade económica estava a crescer a um ritmo de 0,9% e o consumo privado apresentou um crescimento de 2,3%.
No esboço do Orçamento que o Governo entrega esta sexta-feira em Bruxelas, o Executivo antevê um crescimento de 1,5% em 2015 uma aceleração do PIB para 2,1% este ano. As expectativas para o consumo privado apontam para um crescimento de 2,6% no consumo privado nos dois anos.