Notícia
Confiança na economia da Zona Euro sobe para níveis de Janeiro
Empresários e famílias estão mais confiantes na economia da Zona Euro, com o indicador a superar as estimativas dos analistas.
O indicador de confiança na economia da Zona Euro aumentou de 103,5 pontos, em Agosto, para 104,9 em Setembro, revelou esta quinta-feira, 29 de Setembro, a Comissão Europeia. Os analistas consultados pela Bloomberg estimavam que o indicador estabilizasse nos 103,5 pontos.
A leitura de Setembro é, inclusivamente, a mais elevada desde Janeiro, com os agentes económicos a melhorarem as suas perspectivas em relação à economia.
Já em relação à confiança da economia da União Europeia, o indicador melhorou de 103,8 pontos para 105,6, depois de nos últimos três meses não ter registado qualquer melhoria.
A justificar a melhoria deste indicador esteve sobretudo a indústria, o sector do retalho e a construção. Já o indicador de confiança dos consumidores não sofreu praticamente alterações nenhumas e os serviços estabilizaram os níveis de confiança.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) também reportou os dados relativos a Portugal, tendo revelado que o clima económico interrompeu a tendência de aceleração em Setembro, mas a confiança dos consumidores registou a primeira melhoria desde Maio deste ano.